CulturaDestaque

AUDIOVISUAL. Agora é hora da avaliação das 169 obras inscritas no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema

Festival vai premiar curtas-metragens brasileiros e de Santa Maria e Região

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

O prazo para inscrever curtas-metragens no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) terminou na última segunda-feira (7). E o número de produções inscritos em apenas três semanas surpreendeu os organizadores: 169 filmes poderão disputar a Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

“No contexto da pandemia, o número de inscrições recebidas ultrapassou as expectativas. Especialmente de curtas de Santa Maria e Região, que representam mais de 10% do total, o que mostra a força do audiovisual santa-mariense”, avalia o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, acrescentando que em função das limitações sanitárias impostas pelo Covid-19 desde o ano passado, foram aceitas produções finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2019.

Agora começa o trabalho de seleção dos trabalhos que efetivamente irão para as mostras competitivas do festival, que será realizado on-line entre os dias 20 e 24 de julho. Integrada pela coordenadora de Comunicação e curadora do SMVC, Alexandra Zanela, pelo coordenador artístico, Luiz Alberto Cassol, e pelo coordenador executivo, Luciano Ribas, a equipe de seleção vai classificar os curtas que concorrerão nas categorias Animação, Documentário e Ficção. A lista dos selecionados será divulgada em breve.

Os prêmios

Os classificados vão concorrer aos prêmios de Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som, que recebem o Troféu Vento Norte. Também são premiados os filmes eleitos por votação popular em ambas as mostras.

Outras três distinções podem ser concedidas durante o festival: o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos; o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado em parceria com a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre justiça, juventude e prevenção, concedido em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Fundação Eny apresenta
14° Santa Maria Vídeo e Cinema
De 20 a 24 de julho de 2021
Realização
SMVC
Co-promoção
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Organização
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo
O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo