ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Tríade vira quarteto. Ah, e a reitoria

Luneta

Tão certa quanto o fato de você estar lendo este Observatório é a candidatura de Helen Cabral (PT) à Assembleia Legislativa, dentro de dois anos.

Os petistas estão otimistas: creem que conseguirão eleger dois – o outro, em condições até melhores, é Valdeci Oliveira – deputados estaduais.

Não se sabe, ainda, a que concorrerá Paulo Pimenta, mas sua reeleição à Câmara dos Deputados é considerada certa – se não viabilizar eventual candidatura ao Senado.

O PT também crê (pensamento até das correntes internas adversárias) que a secretaria de Justiça alavancará tentativa melhor suscedida de Fabiano Pereira de virar deputado federa..

Conforme as declarações de bens entregues ao TSE (dados públicos, antes que a patrulha se manifeste), o médico Ovídio Mayer (PTB) é o que tem mais patrimônio, entre os futuros edis.

E há um parlamentar que declarou, simplesmente, não ter bem algum em seu nome (o que não é ilegal, aliás). No caso, o novato Dr Tavores (dentista e militar reformado).

Foi por pouco, mas foi. O colunista recebeu contestação (legítima, aliás) por ter dito que só Manoel Badke (DEM), entre os edis reeleitos, fez mais votos agora que em 2008.

Difundiu-se que Sérgio Cechin (PP) conseguiu a mesma proeza. Em nome da informação correta, a coluna reafirma: ele fez votação extraordinária, mas não superior.

Consultando (maaais uma vez) o site do TRE/RS, constata-se: em 2008, Cechin obteve exatos 5862 votos. Agora, em 2012, a colheita foi pouco, mas menor: 5.830 votos.

Agora, política educacional. Candidato de oposição, no pleito para reitor da UFSM em 2013, Paulo Burmann encontra grande dificuldade para definir um vice capaz de ampliar os votos.

A chapa situacionista, do atual reitor, Felipe Muller, e do vice, Dalvan Reinert, fechou com praticamente todos os diretores de centro. Senão todos.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Muitos de nós ficamos surpreso com sua afirmação leviana e infundada de que ” a chapa situacionista fechou praticamente com todos os diretores de centro.Senão com todos”.
    Isso reafirma seu desconhecimento da Universidade Federal de Santa Maria, pois o próprio candidato da oposição, Prof. Paulo Burmann, é diretor de centro em nossa universidade(Centro de Ciencias da Saude), o que desqualifica totalmente sua frágil colocação.

  2. Claudemir, embora respeitando sua colocação das dificuldades do candidato de oposição a reitoria, posso te afirmar que não é bem assim. Surpresas podem surgir.De qualquer forma só esta começando a discussão sobre eleição na UFSM. O certo: a atual administração terá oposição para o debate sobre a nossa UFSM e esta oposição virá é do grupo e não do Professor Burmann. Resolvi colocar aqui essa manifestação para afirmar que as coisas não vão ser tão fáceis assim nem para um lado nem para o outro. No final quem tem que vencer é a Instituição Pública e com a qualidade que todos desejamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo