DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Justiça começa a colocar os dados dos candidatos nas urnas eletrônicas do Rio Grande

Trabalho do TRE-RS deverá estar concluído até o dia 26. São 27,5 mil urnas

“Chefe da Seção de Administração de Urnas, Vanderlei dos Santos, demonstrou programação de um dos equipamentos (Foto Reprodução)

Reproduzido do Correio do Povo / Texto de Felipe Samuel

Em mais uma demonstração de lisura do processo eleitoral, a Justiça Eleitoral gaúcha apresentou nesta sexta-feira à imprensa o processo de carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas em Porto Alegre. O objetivo é concluir a carga nas 27,5 mil urnas eletrônicas no Estado até o dia 26 de setembro.

No depósito das urnas, localizado no bairro São Geraldo, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) demonstraram o funcionamento do equipamento – com a inserção dos dados de eleitores e dos candidatos nos dispositivos eletrônicos – e a verificação da autenticidade dos programas.

Ao destacar a importância do uso do equipamento nas eleições, o presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, criticou a propagação de fake news sobre a segurança dos equipamentos em meio a um cenário eleitoral marcado pela polarização e afirmou que a eleição deste ano é “uma das mais desafiadoras” dos últimos tempos. Ele ressaltou ainda que a máquina de votar é utilizada desde 1996. “São 26 anos sem nenhuma reclamação fundamentada sobre segurança das urnas eletrônicas”, observou.

As urnas utilizadas para a demonstração foram da 111ª Zona Eleitoral. Conforme Moesch, a carga dos equipamentos dos municípios do interior começa na segunda-feira. Moesch reforçou que a máquina é um exemplo de velocidade, segurança, transparência e um sucesso organizacional. “A legitimidade (do processo eleitoral) está consagrada na nossa legislação”, assegurou.

Conforme Moesch, a expectativa é de que o resultado seja divulgado no mesmo dia de votação, por volta das 22h. Em razão da diferença dos fusos horários em estados como Acre e Amazonas, a apuração dos votos na última eleição aconteceu após às 19h, o que provocou atraso na divulgação dos resultados. “Todos aqueles estados com fusos diferentes serão antecipados. Por exemplo, as eleições vão iniciar nesses estados às 6h da manhã, às 7h da manhã, para depois concentrar no horário de Brasília. E às 17h nós terminarmos as eleições em todo o Brasil”, afirmou.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo