Arquivo

Coisas do Brasil! Relator de MP “anticrise” quer livrar os banqueiros. Onde está a novidade?

Pelo menos duas Medidas Provisórias (442 e 443) foram editadas para fazer refluir os efeitos da crise ianque. Uma delas, a primeira, talvez seja votada ainda nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Ela prevê a possibilidade de auxílio aos bancos. Mas não livra os donos do negócio.

 

Quer dizer, não livrava. O relator da MP, um deputado paranaense, quer deixar os banqueiros livre para gastar a sua fortuna pessoal, como se nada tivessem a ver com os rumos das instituições. Curiosamente, quem defende punição são DEM, PSDB e PPS, normalmente alinhados com esse grupo social. Ou estarão jogando para a torcida? Se for, a patuléia agradece. Já o relator… Bem, leia a nota a seguir, do jornalista Josias de Souza, e tire tua própria conclusão:

 

“Relator exclui os bens dos donos dos bancos de MP

 

Deputado de primeiro mandato, o administrador Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) concluiu na noite desta segunda (27) a missão mais relevante e de sua curta carreira política: o relatório da medida provisória 442.

 

Trata-se daquela MP que autoriza o Banco Central a socorrer bancos em dificuldades com empréstimos em reais e em dólar – operações de redesconto, no jargão técnico.

Foram penduradas na MP 74 emendas. No meio da noite, ainda às voltas com a redação de seu relatório, Rodrigo Loures disse que aproveitaria no máximo 12.

 

Entre as emendas excluídas há três que tratam de um tema considerado vital pelos oposicionistas PSDB, DEM e PPS. Têm redações diferentes. Mas o conteúdo é comum: prevêem que donos e gestores de bancos socorridos respondam com seus bens caso deixem de pagar os empréstimos do BC.

 

Rodrigo Loures disse ao repórter que optou por excluir a exigência porque já há leis prevendo a “responsabilização solidária” dos controladores em caso de inadimplência…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do texto “Relator exclui os bens dos donos dos bancos de MP”, de Josias de Souza, da Folha de São Paulo. E clique aqui para ler outras notas publicadas pelo jornalista da FSP.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo