Artigos

A Santa Maria que encanta o Comando do Exército – por Roberto Fantinel

Uma avaliação do articulista sobre o pleito santa-mariense pela ESA

Há alguns meses um sonho vem sendo alimentado por quem vive em Santa Maria e por todos que amam esta cidade: a possível instalação da Escola de Sargentos das Armas (ESA). Agosto vem chegando e traz consigo o anúncio que pode impactar de forma muito significativa nossa Santa Maria. Os impactos serão sentidos em diversos setores e poderão ajudar a cidade e região a se recuperar mais rapidamente da crise econômica provocada em função da pandemia.

Para que isso se efetive, será ainda mais necessária a união de todos os agentes públicos e, claro, da sociedade. Pela história, infraestrutura, localização e tradição militar, Santa Maria já encanta o Comando do Exército. Ser a “capital dos blindados”, ter um dos maiores contingentes de militares do país e ser um polo regional ajudam em muito nesse encantamento. Mas sem dúvida a acolhida ao projeto nos torna especiais. Acolhida que é marca de Santa Maria que, a cada ano, acolhe milhares de jovens que chegam à cidade com o sonho de construir uma vida melhor através da educação, em especial da UFSM. A história nos fez acolhedores!

Sediar, portanto, o megacomplexo militar será resultado de muito trabalho, muito esforço, muito investimento. Tudo feito a muitas mãos! Como deve ser a política que visa o resultado que é bom para a sociedade.

Ao Comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, faço mais um apelo em nome de quem vive e ama Santa Maria: nos escolha! Sabemos que será uma escolha para toda vida. E é assim que queremos vocês: ao nosso lado, construindo uma cidade cada vez melhor, mais acolhedora e com a marca e os valores do Exército Brasileiro.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Processo de tomada de decisão em qualquer exército do mundo é bastante burocrático. Quando o tomador de decisão decide que é necessária uma operação, por exemplo, comunica ao chefe de estado maior. Ele reune o mesmo e, na maioria dos paises, tres alternativas (tres cidades???) devem ser apresentadas. Existe uma série de critérios pré-estabelecidos. Cada alternativa recebe uma nota em cada um dos critérios. Idéia, grosso modo, é diluir a subjetividade e tentar não esquecer algum detalhe importante. Depois disto é feita uma reunião do tomador de decisão com o estado maior e apresenta-se o resultado num Power Point da vida. Nem sempre a maior média vence porque alguns critérios podem sobressair, ter mais importancia ou fatos novos podem alterar o planejamento. Dai o martelo é batido.
    Resumo da ópera: ESA está servindo para muita gente na aldeia fazer o que sabe melhor: autopromoção, aumentar a propria relevancia e tentar auferir algum mérito onde não tem nenhum. Simples assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo