DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Legislativo irá decidir, nesta quinta-feira, se vai investigar ou não o edil Paulo Ricardo, do PSB

Denunciante atuou no gabinete do parlamentar nos primeiros meses do ano

Kleber Colvero e Paulo Ricardo Pedroso, amigos nos últimos anos e em lados opostos nesta quinta-feira (1º) (Foto Arquivo Pessoal)

Por Maiquel Rosauro

A quinta-feira (1º) promete ser tensa na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Nesta tarde, os parlamentares vão decidir se abrem ou não uma investigação contra o vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB). Na semana passada, ele foi alvo de uma denúncia de seu ex-assessor e ex-tesoureiro do PSB/SM, Kleber Colvero, que pede a cassação do mandato do edil (AQUI). O caso coloca em lados opostos dois socialistas que exibiam uma sólida amizade nos últimos anos.

Não é difícil encontrar fotos do denunciante e do denunciado nas redes sociais. Ano passado, Colvero deixou a tesouraria do PSB para se dedicar à campanha de Paulo Ricardo ao Parlamento. O ato, inclusive, foi NOTICIADO aqui no Site.

Colvero é militar da reserva e, até o fim do ano passado, exercia cargo de chefe de seção na 8ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (8ª CROP), da Secretaria Estadual de Obras. Com a vitória de Paulo Ricardo nas urnas, ele deixou o posto para atuar no gabinete do amigo.

Mas, bastaram alguns meses de trabalho para tudo ruir. Colvero alega que Paulo Ricardo criou uma espécie de “rachadinha”, por supostamente obrigar seus assessores a pagar despesas do gabinete. Também acusa o parlamentar de assédio moral, afirmando que era obrigado a tentar conseguir emprego em um órgão público para a irmã do vereador. Por fim, cita uma suposta invasão de seu WhatsApp a mando do edil.

A denúncia traz 11 anexos, que incluem ocorrência policial contra o vereador, cópias de conversas no WhatsApp e um pen drive contendo 13 áudios que, em tese, indicam a pressão para que o denunciante arranjasse um emprego para a irmã do vereador.

A defesa do parlamentar, representada pelo advogado Daniel Tonetto, classifica as denúncias como absurdas e ressalta que serão tomadas todas as medidas cabíveis.

No meio do fogo cruzado, o Diretório do PSB/SM tomou lado. Em nota divulgada semana passada, o colegiado QUALIFICOU Paulo Ricardo como “um homem honesto e transparente”.  

Conforme o Regimento Interno da Casa, o rito de recebimento de denúncia contra vereador segue o trâmite de uma acusação contra o prefeito. Primeiro, a denúncia será lida e, logo depois, será feita uma consulta aos vereadores sobre seu recebimento. Tanto a defesa quanto a acusação não se manifestam.

Para que a denúncia seja aceita, é necessário o voto de 2/3 dos membros da Câmara. Caso seja aprovada, será constituída uma Comissão Processante com três vereadores definidos por sorteio, cabendo a eles conduzir a investigação que, em último caso, pode gerar a perda de mandato de Paulo Ricardo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo