DestaqueSegurança

COVID. Fiscalização Integrada realiza mais de 100 vistorias durante o final de semana em Santa Maria

Força-Tarefa recebeu quase duas centenas de denúncias feitas pela população

Supermercados estiveram entre os locais que receberam a equipe da fiscalização integrada municipal (foto João Alves/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Para garantir o cumprimento do Decreto Municipal vigente, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa, regida pela Fiscalização Municipal Integrada, fez rondas e atendeu a denúncias durante o final de semana. De 2 a 4 de julho, foram realizadas 114 vistorias junto a pessoas físicas e jurídicas. Nesse mesmo período, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu 91 denúncias de casos de aglomeração de pessoas e 103 denúncias de outros tipos (veja a lista completa abaixo). 

Entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4), a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus, os agentes atenderam a uma denúncia recebida pelo Ciosp e foram até uma distribuidora de bebidas no Bairro Patronato. No local, foi constatada uma aglomeração com cerca de 60 pessoas, que consumiam bebida alcoólica e também não usavam máscara de proteção facial. Ao perceber a chegada da fiscalização, as pessoas se dispersaram. A distribuidora de bebidas recebeu auto de infração pela aglomeração.

As ações de fiscalização também ocorreram entre a noite de sexta-feira (2) e a madrugada de sábado (3). Os agentes fizeram cerca de 20 vistorias, entre rondas e denúncias, e flagraram aglomeração de grupos de três a 20 pessoas sem uso de máscara de proteção facial e que consumiam bebida alcoólica em vias públicas. Um dos focos de aglomeração ocorreu na Avenida Medianeira, na esquina com a Rua Floriano Peixoto. Cerca de 20 pessoas consumiam bebida alcoólica e estavam sem máscara. A equipe de fiscalização passou orientações em relação aos decretos vigentes e, em seguida, o grupo se dispersou.

Em outra denúncia recebida, os agentes da força-tarefa foram até uma distribuidora de bebidas no Bairro Patronato. Ao chegar ao local, foi constatada aglomeração com cerca de 10 pessoas, que consumiam bebida alcoólica e também não usavam máscara de proteção facial, além de quatro veículos estarem estacionados junto ao local. Com a chegada da fiscalização, o grupo se dispersou. A distribuidora de bebidas estava fechada. Houve outro registro de aglomeração, com seis pessoas, na Praça do Mallet, e de três pessoas, na Praça dos Bombeiros. Em ambos os casos, as pessoas se dispersaram ao perceber a chegada da força-tarefa.

Durante o final de semana, não houve registro de aglomeração de pessoas no Bairro Rosário. A Guarda Municipal faz vigia permanente nas ruas Silva Jardim e do Rosário com o propósito de coibir aglomerações na região. Como o local registrava esse tipo de atividade com frequência, a força-tarefa mantém agentes fixos no perímetro, durante todas as noites, para reforçar a fiscalização.

Vistorias desta segunda-feira (5)

Nesta segunda-feira (5), o trabalho da fiscalização teve novas vistorias. Os servidores atuaram na orientação em estabelecimentos comerciais e no comércio informal no centro da cidade, além de fazer rondas e outras vistorias. Durante as fiscalizações nos estabelecimentos, não foi constatada nenhuma irregularidade.

Patrulha da Máscara

Assim como tem feito nos demais fins de semana, a Patrulha da Máscara auxiliou na vacinação no sábado pela manhã em locais de imunização. No sábado e no domingo à tarde, a Patrulha percorreu as principais praças e vias públicas da cidade orientando a população quanto aos cuidados e distribuição de máscaras de proteção. No domingo, na Praça do Mallet, houve grande concentração de pessoas sem os devidos cuidados, e a maioria sem usar máscara. A Patrulha registrou os fatos por meio de fotografias e encaminhou as imagens para o Ciosp averiguar as denúncias e tomar as providências por meio da Fiscalização Municipal Integrada.

Durante toda a semana, a força-tarefa seguirá com as rondas pela cidade, com foco nas vistorias em estabelecimentos para verificar se as medidas do Decreto Municipal em vigor estão sendo cumpridas. Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). 

Ações da Fiscalização Municipal Integrada

Entre 2 e 4 de julho

• Denúncias recebidas de casos de aglomeração de pessoas – 103

• Denúncias recebidas de outros tipos – 91

• Vistorias realizadas – 114

• Notificações emitidas – 4

Alvos das vistorias

• Academia – 1  

• Agência de viagem – 1  

• Armazém – 1  

• Atividade recreativa – 1

• Bar – 16

• Comércio em geral – 8

• Comércio informal – 7

• Conveniência – 1 

• Distribuidoras de bebidas – 10

• Farmácia – 5

• Minimercado – 3

• Outros – 40

• Padaria – 3

• Posto de gasolina – 1

• Restaurante – 2

• Supermercado – 14

Notificações emitidas

• Distribuidora de bebidas – 1 (auto de infração por aglomeração) 

• Outros – 3 (realização de festa com aglomeração) 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo