DestaqueSaúde

COVID. Semana fecha em Santa Maria só com 90 pacientes. Dado ruim são os óbitos acumulados: 802

Cidade não tinha tão poucos hospitalizados desde novembro do ano passado

A semana encerra com mais três santa-marienses mortos em decorrência do novo coronavírus. São três mulheres, segundo ANUNCIOU agora há pouco a Prefeitura Municipal. E já não tão idosas, como era o “normal” até bem pouco tempo atrás.

Uma das vítimas informadas, sim, é possível: com 65 anos e registro de hipertensão arterial sistêmica e cardiopatia. As outras duas, porém… Uma com 48 anos, com comorbidade, mas jovem. Outra, ainda mais jovem: 42 anos e sem qualquer registro de outra enfermidade. Enfim, a regra está a mudar: cada vez mais rapidamente, idosos (vacinados) se livram do vírus – que ataca faixas etárias mais novas.

O fato objetivo, porém, é que, com as informadas agora, já são 802 os santa-marienses mortos por conta da Covid-19, desde que a pandemia aportou à cidade, em meados de março do ano passado. E esse número é o mais eloquente entre todos que constam (imagem acima) do Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, 23, e já DISPONÍVEL no site da Prefeitura.

Ele, assim como os demais, você tem abaixo, juntamente com os (entre parênteses) de ontem, quinta-feira, para permitir a comparação. Confira:

Casos confirmados: 41.283 (41.234)

Descartados: 6.845 (6.821)

Casos suspeitos: 1.351 (1.346)

Pacientes curados: 38.330 (38.296)

Casos Ativos: 177 (153)

Óbitos: 802 (799)

Se fosse possível compensar todas essas informações ruins, a começar por mais óbitos, não há dúvida que elas viriam das hospitalizações. A semana fecha com um número de pacientes somente inferior em meados de novembro do ano passado. Ou, dito de outra forma, há mais de oito meses não eram tão poucos os internados. E isso, sim, é uma ótima notícia.

Ela está plasmada na atualização de agora há pouco, às 7 e 10 da noite, do site da Secretaria Estadual de Saúde. Os números estão em queda crescente e, só nas últimas (e exatas) 24 horas, os hospitalizados passaram de 99 para 90: 10% menos em apenas um dia.

Apenas a quantidade de ocupantes de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ainda não cai na mesma medida. Da quinta-feira para esta sexta, por exemplo, houve até um aumento numericamente residual (veja na imagem abaixo). Eram 54 e agora são 56 (duas crianças incluídas). Do total, são 51 casos confirmados e cinco suspeitos.

Para fechar as informações desta semana, também com números atualizados às 7 e 10 da noite, confira a ocupação dos hospitais referência em atendimento ao coronavírus em Santa Maria: Hospital de Caridade (26 internados, e 16, uma criança incluída, em UTI), Universitário (22 pacientes, e 18, inclusive uma criança, em UTI), Hospital da Brigada (um), Casa de Saúde (2) e Regional (39, 22 deles em UTI).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo