CulturaDestaque

CULTURA. ‘Vagões da Leitura’ iniciam nesta terça visitas em 41 escolas da rede municipal de ensino

É o incentivo à leitura a partir de uma biblioteca lúdica que imita um trem

Projeto “Vagões da Leitura” tem como propósito incentivar a leitura a partir de biblioteca lúdica que imita um trem (foto Divulgação)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Santa Maria carrega entre seus muitos títulos o de Cidade Ferroviária, e, para fazer uma conexão com essa referência, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), começa, nesta terça-feira (13), uma viagem com os “Vagões da Leitura”. A iniciativa integra o projeto do Estado “Nos Trilhos da Leitura”, do Sistema Pró-Cultura, em que a Smed é parceira. A primeira visita do Vagão Literário será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vicente Farencena, nesta terça-feira, às 14h. A ação contemplará 41 das 80 escolas da Rede Municipal de Ensino.

O projeto busca incrementar as ações de incentivo à leitura nas instituições de ensino. Cada escola participante receberá um Vagão com pelo menos 50 livros direcionados principalmente para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Vagão servirá como uma biblioteca lúdica, e cada escola escolherá o local em que ele será instalado, bem como o melhor modo de usar a estrutura para promover o livro e a leitura junto às crianças.

O acervo de mais de 40 títulos literários, adquirido pela Smed, conta com a curadoria e a experiência de Maurício Leite, promotor de leituras que coordena o projeto “Mala de Leitura” em Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Agudo e que já exportou a ideia para outros Estados e países, principalmente os de língua portuguesa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo