Artigos

Dia Internacional do Cooperativismo – por Lourdes Dill

Data foi instituída em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional

No dia 3, 1º sábado de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Este dia foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo. Originalmente denominava-se “Dia da Cooperação”. Com o tempo passou a ser chamado “Dia do Cooperativismo”, e atualmente, “Dia Internacional do Cooperativismo”. O Cooperativismo é um preceito que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses e objetivos comuns de adquirir vantagens para as suas atividades econômicas e sociais.

O Cooperativismo é um tema que trabalha os princípios do Bem Comum e do Bem Viver, da Organização, da Solidariedade, do Desenvolvimento, da Cooperação, da Sustentabilidade, da partilha e da Geração de Trabalho e Renda, onde todos têm voz ativa, participação interativa e cooperação.

No Brasil e no mundo existem milhares de Cooperativas e milhões de cooperados no campo e na cidade. É uma forma muito salutar de organização. São cidadãos e cidadãs que contribuem muito no desenvolvimento e no cuidado do Planeta Terra, nossa Casa Comum.

No Cooperativismo os objetivos e princípios são comuns na construção do Desenvolvimento Sustentável, Solidário e Sustentável. Os três importantes pilares são: a Cooperação, a Transformação Social e o equilíbrio.

Nós, Cooperativistas e grupos organizados integramos há várias décadas junto ao Cooperativismo, a Economia Solidária, ou seja uma Economia de Comunhão que seja em benefício de todas as pessoas. “Entre eles não havia necessitados” (Atos 4:34).

A nossa Constituição Brasileira fomenta a importância da organização do povo, com participação, soberania e democracia, nos direitos e deveres de cada cidadão no engrandecimento da Nação.

A celebração deste ano será o 27º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 99º Dia Internacional das Cooperativas com o tema “Reconstruir melhor juntos”. O objetivo é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), definiram em conjunto o tema da celebração.

Nos campos da Agricultura Familiar, saúde, produção, finanças, habitação, trabalho e renda, educação, serviços sociais, trabalhos urbanos e muitas outras esferas onde existem cooperativas, os mais de 1 bilhão de cooperados em todo o mundo continuam a provar que ninguém precisa enfrentar uma crise como a Pandemia Covid-19 por conta própria. 

O Dia Internacional do Cooperativismo é uma ótima ocasião para divulgar como um modelo de Geração de Trabalho e Renda centrado no ser humano, sustentado pelos valores cooperativos de auto ajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade, podem reduzir a desigualdade social, criar prosperidade compartilhada e responder aos impactos imediatos da Pandemia Covid-19.

Em Santa Maria, RS, temos várias Cooperativas bem sucedidas e uma delas é a Cooesperança – Cooperativa Mista dos Produtores Rurais e Urbanos vinculados ao Projeto Esperança da Arquidiocese e na Caritas que há 34 anos atua na articulação do Cooperativismo, da Economia Solidária, da Agricultura Familiar e do Comércio Justo, Consumo Ético, Solidário e Responsável.

Por isso, nós apoiamos todas as formas de organização do povo no fortalecimento da cidadania, da autogestão e da Cooperação. Aplica-se o sábio Provérbio Chinês: “Se quiseres planejar para um ano: plante cereais. Se quiseres planejar para 30 anos: plante árvores. Se quiseres planejar para 100 anos: organize e motive a organização do Povo”. Isso é o Cooperativismo. Isto é a Organização Solidária!

(*) A Irmã Lourdes Dill é a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e dos eventos da economia sollidária em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo