Artigos

Sobre a reunião dos Conselhos Superiores da UFSM – por Paulo Afonso Burmann

A votação da lista tríplice, a manifestação do reitor e os observadores externos

Neste dia 28 de julho, após votação no colégio eleitoral composto pelos 124 membros do Conselho Universitário, do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão e do Conselho de Curadores (Conselhos Superiores da Universidade Federal de Santa Maria), os três candidatos mais votados, em ordem de preferência, comporão a lista tríplice para o cargo de Reitor(a).

Essa lista será encaminhada, então, à Presidência da República para a escolha de um dos nomes para o cargo, com posterior escolha do(a) Vice-Reitor(a) dentre os nomes escolhidos em lista própria.

Com o permanente compromisso de fortalecer a transparência, a segurança e a estrita observância das normas legais e regulamentares incidentes, a UFSM enviou convites a instituições para acompanharem como observadores externos todo o processo de apuração dos votos para a elaboração das listas tríplices.

Todas as informações sobre a sucessão podem ser conferidas, mediante a consulta dos processos, neste link.

As ações da UFSM durante todo este processo sucessório têm primado por levar segurança e tranquilidade à comunidade local e regional, às lideranças e às autoridades. Esses fatos demonstram que  esta Universidade continuará pautando suas ações na ética, na responsabilidade, na democracia e no interesse público coletivo, como instituição pública com um histórico de relevância em ensino, pesquisa e extensão, e com destaque e liderança nacional e internacional. 

A UFSM seguirá defendendo a supremacia do interesse público e o estrito respeito às leis como estratégia de manutenção e de fortalecimento do estado democrático de Direito.

(*) Paulo Afonso Burmann é o reitor da UFSM e o texto foi originalmente publicado no site da instituição (AQUI )

Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo é uma reprodução (sem autoria conhecida) de internet.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Kuakuakuakua! Platéia para ver o Cavalo do Comissário vencer o páreo! Kuakuakua!
    Primeiro, o velho truque ‘tudo esta funcionando normalmente’, ‘tudo normal, como manda a teoria’. Segundo, gente com a ‘narrativa’ ‘é assunto interno’. O assunto é interno mas o dinheiro que entra lá é publico, sai do bolso do contribuinte.
    Passado o tumulto do pareo corrido, quase com certeza, reportagem no Diario Vermelho com planos do novo ‘Magnifico(a)’ para a instituição. Tudo ‘normal’. Kuakuakuakua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo