DestaqueEducação

UFSM. Seção Sindical dos Docentes faz assembleia para debater eleição da lista tríplice para a Reitoria

Encontro virtual da Sedufsm está marcado para a tarde desta segunda-feira

Eleição para lista tríplice para reitor (e vice) acontece quarta, dia 28, pelos Conselhos Superiores da UFSM (foto Reprodução)

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

A eleição para a reitoria da UFSM é o ponto de pauta da assembleia docente marcada para a próxima segunda-feira, 26 de julho, com primeira chamada às 13h30 e segunda chamada às 14h. Como vem sendo usual desde o início da pandemia, quando a presencialidade foi suspensa, a assembleia ocorrerá via Google Meet e o link para acesso à sala virtual será enviado por email aos(às) sindicalizados(as). 

Ainda no início da semana passada, a diretoria e o Conselho de Representantes da Sedufsm DIVULGARAM nota em que repudiam todas as candidaturas que tenham se inscrito para a composição da lista tríplice nos Conselhos Superiores sem terem participado da pesquisa de opinião feita com a comunidade acadêmica. Na pesquisa, ocorrida no dia 24 de junho, o professor Luciano Schuch obteve 55,41% dos votos da comunidade. 

A segunda etapa das eleições à reitoria está marcada para o dia 28 de julho e consiste na elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao governo federal. Embora o resultado obtido junto aos(às) estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação não seja um condicionante para a eleição nos Conselhos, a tradição democrática construída dentro da universidade sempre garantiu que os(as) conselheiros(as) respeitassem a escolha da comunidade, votando no candidato ou candidata escolhido(a) pelos segmentos. 

Este ano, um fato novo tem motivado discussões, críticas e reações: a inscrição de dois professores que não participaram da etapa anterior. Há poucos dias, matéria PUBLICADA no site da Sedufsm trazia a opinião de diversos integrantes da comunidade acadêmica, e também egressos da UFSM, acerca da importância da consulta/pesquisa aos segmentos, visto que este é um momento em que as candidaturas apresentam suas propostas à comunidade e são legitimadas ou não por ela. 

A discussão sobre as eleições à reitoria torna-se ainda mais pertinente em um contexto no qual o presidente Jair Bolsonaro tem nomeado, para diversas instituições federais de ensino, pessoas que não tiveram o respaldo das comunidades. Pessoas consideradas, pelo movimento estudantil e sindical, interventoras.

Não esqueça:

ASSEMBLEIA GERAL DA SEDUFSM

Quando? Segunda-feira, 26 de julho

Horário? 13h30 (primeira chamada); 14h (segunda chamada)

Local? Online, via Google Meet. Sindicalizados(as) recebem o link via email

Pautas? 1. Informes; 2. Eleição para a Reitoria da UFSM/Composição da lista tríplice.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo