Artigos

Ainda vivemos reflexos positivos da Olimpíada de Tóquio – por Roberto Fantinel

“O esporte tem um papel fundamental para a valorização dos nossos jovens”

Nada é mais marcante para um atleta do que a singela combinação de um título, um pódio e uma medalha. Foi com esse trio que vibramos incansavelmente durante a Olímpiada de Tóquio e, pela primeira vez, depois do caos pandêmico, nos emocionamos ao assistir a vitória do skate brasileiro. Justamente uma das modalidades mais marginalizadas pelo nosso país.

Aos treze anos de idade, Rayssa Leal, a “fadinha do skate”, deu um show na pista e na mensagem que fez questão de passar a nós, políticos brasileiros. O esporte tem um papel sócio-político fundamental para o crescimento e a valorização dos nossos jovens. Precisamos olhar para o tema com mais atenção e sensibilidade.

Assim como o skate, o surfe também era considerado um esporte à margem. E foi em Tóquio que o potiguar Ítalo Ferreira representou muito bem o Brasil e conquistou a primeira medalha de ouro na modalidade. E por que enfatizar tanto que Tóquio 2020 é diversa e histórica? Porque quando algo forma, educa, provoca, transformando valores e atitudes de qualquer pessoa, já registra o seu papel sócio político.

O esporte reflete o retrato da nossa sociedade e são nas pequenas conquistas, na música rotulada da “favela”, que se constrói a composição de uma apresentação livre para demonstrar sua força, na coragem de cobrir um slogan de patrocinador que não te representa, é que o esporte assume sua posição transformadora. O esporte é muito mais que um entretenimento. O esporte é um dos caminhos para transformarmos o futuro.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Nota do Editor. A foto (sem autoria determinada) de Ítalo Ferreira, medalhista de Prata na Olimpíada de Tóquio, é uma reprodução obtida na internet.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Isto daí, discurso sempre positivo e generico porque dá votos. Sem criticar nada e sem fazer proposições muito especificas porque isto tira voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo