Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Nesta terça-feira, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e a Prefeitura escolheu a data para a apresentação do projeto Distrito Criativo, que prevê a revitalização do Centro Histórico de Santa Maria.
O evento “Patrimônio Histórico e Cultural: Um Centro Criativo em Santa Maria” será às 19h, para convidados no Theatro Treze de Maio e também por transmissão ao vivo pelo FACEBOOK da Prefeitura. A apresentação integra a PROGRAMAÇÃO do Mês da Cultura.
O Distrito Criativo planeja para a área central de Santa Maria um espaço revitalizado, que será de extrema relevância para contribuir com o atrativo que incentive a inovação na área histórica da cidade. Com isto, o Município anseia em criar um espaço maker, que desenvolva o espírito colaborativo, incentivando a criatividade, estimulando o raciocínio crítico e aprimorando habilidades.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que a ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Santa Maria – CRIA SANTA MARIA. Para ela, este programa engloba diretrizes e ações para estimular, incentivar e fortalecer a expressiva e histórica vocação de Santa Maria como polo regional e estadual da Economia Criativa e seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico.
A apresentação do Distrito criativo tem organização do Gabinete do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto de Planejamento (Iplan) e de convidados.
OFICINAS
Em continuidade ao projeto Distrito Criativo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, organiza para esta quarta-feira (18) o evento virtual “Perspectivas acadêmicas sobre o Patrimônio Histórico Cultural de Santa Maria”. A transmissão será pelo YOUTUBE da Prefeitura A atividade será das 17h30min às 19h, para todos os interessados na temática.
O mediador será o professor da Universidade Franciscana (UFN) Francisco Queruz, e os convidados são os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Luiz Fernando da Silva Mello, Caryl Eduardo Jovanovich Lopes e Hugo Gomes Blois Filho.
A atividade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, e pelas instituições educacionais: UFN, UFSM, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do grupo Via Estação Conhecimento.
Já na quinta-feira (19) ocorre o “Workshop de reconhecimento e identificação dos desafios”, com apresentação em três horários: das 12h30 às 13h30, das 18h às 19h e das 19h às 20h. Esta atividade é fechada para convidados. O Workshop será conduzido pelo grupo Via Estação Conhecimento, com abertura e encerramento da Prefeitura de Santa Maria.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.