DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Churrasco sela apoio de 12 vereadores para Valdir ser o Presidente e Luci Vice em 2022

Nova aliança administrativa é formada por parlamentares de sete legendas

Valdir e Luci já contam com mais votos que o necessário para vencer a próxima eleição da Mesa Diretora, em dezembro (foto Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

Um churrasco na casa do vereador Valdir Oliveira (PT), na noite de quarta-feira (22), selou a formação de um grupo de 12 vereadores que vão apoiar o petista à presidência do Legislativo em 2022. Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) será a vice-presidente. O pleito está marcado para 30 de dezembro, data da última sessão do ano.

O jantar reuniu 11 vereadores do novo G12. Apenas Marina Callegaro (PT) não compareceu.

Os seis vereadores da base do Jorge Pozzobom (PSDB) estavam presentes: Admar Pozzobom (PSDB), Givago Ribeiro (PSDB), Lorena Santos (PSDB), Manoel Badke – Maneco (DEM), Alexandre Vargas (Republicanos) e Getulio de Vargas (Republicanos).

Também estiveram por lá: Ricardo Blattes (PT), Werner Rempel (PCdoB) e Adelar Vargas – Bolinha (MDB), além do anfitrião e Luci.

O Site apurou junto a um dos parlamentares que o acordo para a eleição da Mesa Diretora está 99,99% fechado. A aliança visa, exclusivamente, a Administração do Legislativo. Ou seja, PT e PCdoB seguirão na oposição ao governo Pozzobom.

Xô paparazzi!

Não há registros oficiais do churrasco. Uma fonte afirmou que fotos foram proibidas.

G12

O novo grupo ainda não tem uma denominação. No churrasco surgiram várias ideias, mas os parlamentares ainda não bateram o martelo.

Ofensiva

Lideranças do Pacto por Santa Maria, que hoje estão à frente do Parlamento, já lançaram uma ofensiva para não perder o controle da Casa. Nos corredores do Legislativo se comenta que estão sendo ofertados os principais cargos da próxima formação da Mesa Diretora.

O Pacto venceu a eleição deste ano com 11 votos, número mínimo para a vitória considerando a formação de duas chapas. A derrota no próximo pleito está se desenhando devido a saída de Luci e Bolinha.

Em risco

Caso a virada na eleição da Mesa Diretora se confirme, o maior prejudicado será o atual vice-presidente Paulo Ricardo Pedroso (PSB). Pelo acordo original do Pacto, o socialista seria o candidato à presidência em 2022, substituindo o atual presidente, João Ricardo Vargas (PP).

G16?

Nos bastidores, comenta-se que o G12 pode até virar G16. Vereadores fora da base governista conversam com outros quatro parlamentares do Pacto. A expectativa é de que o acordo administrativo possa incluir, nesta ordem: Paulo Ricardo, Danclar Rossato (PSB), Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) e, por último, Tubias Calil (MDB).

Ao que parece, a estratégia é manter distância da ala mais identificada ao bolsonarismo, o que inclui os vereadores progressistas e Tony Oliveira (PSL).

Irmãos Oliveira

Com a possível vitória no pleito de dezembro, a família Oliveira estará à frente de duas casas legislativas no próximo ano. Enquanto Valdir será o presidente do Legislativo santa-mariense, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) está confirmado no comando da Assembleia em 2022.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo