DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Comphic, as exumações, Economia Solidária, apoio a Luciano Schuch e emendas à LDO

Projeto que atualiza Conselho do Patrimônio Histórico em votação nesta quinta

Moção de apoio à indicação de Luciano Schuch ao cargo de reitor da UFSM está na Ordem do Dia desta quinta (Foto Maiquel Rosauro)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria votam, nesta quinta-feira (9), projeto de lei de autoria do Executivo que atualiza o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). A proposta apresenta um novo formato de composição de conselho com intuito de garantir a manutenção da participação social.

O Comphic, conforme o projeto prevê, é órgão de caráter deliberativo e consultivo, promotor, fiscalizador e articulador das políticas de proteção ao patrimônio cultural e histórico, vinculado administrativamente à Secretaria de Município de Cultura.

Confira a proposta na íntegra (AQUI).

Exumações

Nesta quinta (9), destaque também para projeto de lei complementar do vereador Tony Oliveira (PSL) que obriga o Executivo a tornar público o processo de exumações nos cemitérios.

De acordo com a iniciativa, a Prefeitura deverá publicar edital com o nome dos falecidos para que, em no máximo 30 dias, os familiares se manifestem acerca da exumação. Ao fim do prazo, se não houver manifestação acerca de um possível acompanhamento por parte de um familiar, a Prefeitura poderá remover os restos mortais para outro local.

Tony desenvolveu o projeto após analisar o Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tratou da situação dos cemitérios públicos ano passado. O parlamentar espera, desta forma, resolver o problema do descaso em relação a ossadas humanas expostas e às péssimas condições por parte dos ossuários.

Confira a íntegra da proposta (AQUI).

Economia Solidária

Os vereadores vão formar, nesta quinta, a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária. O proponente é Valdir Oliveira (PT).

UFSM

Ainda nesta quinta, Manoel Badke – Maneco (DEM) defenderá moção de apoio à indicação do professor Luciano Schuch ao cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Schuch foi o mais votado na eleição para a lista tríplice, em julho (AQUI).

LDO

O Poder Legislativo realizou, nesta quarta-feira (8), audiência pública para tratar do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. O próximo passo é a apresentação de emendas, cujo prazo inicia nesta quinta e se encerra em 13 de setembro.

A previsão é de que o projeto seja votado, em Plenário, no dia 21 de setembro (com segunda votação em sessão extraordinária) e a redação final seja encaminhada para o Poder Executivo em 28 de setembro, dois dias antes do prazo final para entrega.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo