BASTIDORES. Plano Diretor, cemitérios e um trio que pode decidir a próxima eleição da Mesa Diretora
Plano Diretor, que revisado há três anos, deverá ter novas alterações este ano
Por Maiquel Rosauro
A campanha do vereador Tubias Calil (MDB) pela revisão do Plano Diretor ganhou força. A audiência pública, realizada na quarta-feira (15), mostrou o descontentamento de empreendedores com as regras vigentes e deverá acelerar as discussões por mudanças.
A última atualização do Plano Diretor ocorreu em 2018. Conforme o Estatuto da Cidade, a legislação precisa ser revista a cada dez anos, no máximo.
No início do mês, a Prefeitura instituiu um grupo técnico para avançar na revisão. Fazem parte da equipe o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL) e secretários municipais.
O desafio da atualização do Plano Diretor será equilibrar interesses individuais com as necessidades do município.
Uma tendência, por exemplo, é a criação de grandes condomínios horizontais em regiões cada vez mais distantes da cidade, o que exige tornar áreas rurais em urbanas. Ao mesmo tempo em que geram novos “IPTUs”, tais empreendimentos situam-se em regiões sem escola, posto de saúde, esgoto, energia elétrica… o que resulta em um elevado gasto público.
Cemitérios
Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira (16), projeto de lei de Tony Oliveira (PSL) que obriga o Executivo a tornar público o processo de exumações nos cemitérios.
A proposta estabelece que a Prefeitura deverá publicar edital com o nome dos falecidos para que, em no máximo 30 dias, os familiares se manifestem sobre a exumação. Ao fim do prazo, se não houver manifestação de um possível acompanhamento por parte de um familiar, o Executivo poderá remover os restos mortais para outro local.
Para que se torne lei, a proposta agora precisa ser sancionada pelo prefeito. Confira na íntegra (AQUI).
Unidos
Boa parte dos vereadores estava pilchado na sessão desta quinta. Um trio, em especial, demonstrou estar bem entrosado: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Valdir Oliveira (PT).
O petista é o favorito à presidência do Legislativo, em 2022. Para isso, ele precisa dos votos de Luci e Bolinha, que hoje fazem parte do grupo que controla o Parlamento. Para entender melhor os bastidores da futura eleição da Mesa Diretora, confira matéria que o Site publicou na segunda-feira (13) (AQUI).
Plano diretor que foi alterado com onibus cheio de funcionarios comparecendo a audiencias publicas.
Trio Parada Dura, Azeitona, Bolão e Reco Reco. Bom é que já se sabe para quem Claudemir com P. já está fazendo campanha.
Os Três Patetas! Desculpe sr. editor, não pude me conter.