DestaqueRegião

CACHOEIRA DO SUL. Prefeitura realiza chipagem e resenha de cavalos achados amarrados em trevos

Cerca de 15 animais já receberam o microchip subcutâneo no município

Secretaria de Meio Ambiente faz um trabalho educativo sobre o perigo de amarrar os cavalos próximos às vias (Foto Divulgação)

Por Eloisa Uliana / Prefeitura de Cachoeira do Sul

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeira do Sul vem realizando desde o início do mês de julho a chipagem e resenha de cavalos que são encontrados amarrados em trevos e passeios públicos. Cerca de 15 animais já receberam o microchip subcutâneo e tiveram suas características cadastradas na resenha, juntamente com os dados do proprietário para que o mesmo seja identificado caso o cavalo fuja ou esteja envolvido em algum acidente.

“Quando os animais são chipados, conversamos com os proprietários sobre a responsabilidade dos mesmos, se esses animais forem encontrados soltos, eles não são mais devolvidos e os donos serão responsabilizados”, explica o coordenador do Cempra, Renier Paschoal.

Ele disse ainda que a Secretaria faz um trabalho educativo sobre o perigo de amarrar os cavalos próximos às vias, pois já foram registrados roubos e vandalismos, onde as cordas são cortadas e os animais acabam fugindo.

“Queremos chipar todos os animais”, explica o secretário Geraldo Fogliarini. A chipagem é uma das ações de proteção animal desenvolvida pela Secretaria que também está cadastrando todos os carroceiros que utilizam os animais para tração. Esse trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Inclusão Social.

Atendimento no final de semana

No sábado (25), o Meio Ambiente e a ONG SOS Animais atenderam a uma denúncia de cavalo abandonado no campo do Cachoeira. O animal precisou ser medicado no local e se recupera em um local sob a responsabilidade da ONG.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo