Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, o discurso de Kaus. Que, mais que lamúria, tem a ver com o futuro

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 4 de janeiro, no jornal A Razão:

Kaus, mais que se lamuriar, preocupado com o futuro. Talvez até sem saber (foto AICV)
Kaus, mais que se lamuriar, preocupado com o futuro. Talvez até sem saber (foto AICV)

O discurso de Kaus, mais que um desabafo

Ainda repercute, noves fora a malemolência própria da conjunção entre o fim de um ano e o início de outro, o discurso feito pelo vereador João Kaus, na sessão em que foi eleito o petista Luiz Carlos Fort, para presidir a Câmara.

O que, num primeiro momento, poderia parecer apenas lamúria de perdedor – afinal, o PMDB, que elegeu a maior bancada em 2012 (na aliança com o PR), não emplacou um presidente sequer, na Legislatura – é bem mais que isso.

Trata-se da confissão não declarada da situação do PMDB santa-mariense. Totalmente fracionado, à espera de um milagre, que seria a candidatura de José Farret (que é do PP, lembre-se), para entrar na campanha eleitoral com um mínimo de unidade na defesa do governo de oito anos de Cezar Schirmer.

Então, a ausência de dois edis na disputa da última quinta é o de menos. O que importa é o futuro da sigla que manda no Executivo. E é dele que se ocupava Kaus, talvez até sem se dar conta. Talvez.

FIM DA FUNDERGS E…

Na sessão extraordinária de 27 de dezembro, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de José Ivo Sartori que extinguiu a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, a Fundergs. O aparato significará a demissão de Cargos de Confiança e celetistas, e as tarefas cumpridas pelo órgão recolocadas em outras áreas do governo.

… SORRISO DO TUBIAS

Há exatamente um ano, as especulações em torno dos pedidos do PMDB santa-mariense  e da região para ocupação de espaços no recém-empossado Governo do Estado apontavam para a convocação de Tubias Calil, que dirigiria a Fundergs. Ele não topou. Se isso tivesse acontecido, hoje seria um desempregado no Palácio Piratini.

DESTINO DE PAIM E…

Consta que até o final do mês o senador Paulo Paim, um dos fundadores do PT, decidirá o que fazer da sua vida política. Considera-se, nos bastidores, improvável a continuação na sigla que o projetou. Por conta, diz-se, da falta de garantia para nova candidatura em 2018. E que Rede ou PSB, um dos dois, seria o destino provável.

… A RELAÇÃO COM SM

Na comuna, a decisão de Paim interessa diretamente a três agremiações. Uma, obviamente, o PT. Mas, possivelmente, menos que ao Rede Sustentabilidade e ao PSB. Não há dúvida que ambos cresceriam “na parada” se pudessem trazer o hoje petista para ajudar numa campanha eleitoral que, ninguém duvida, será bem complicada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo