CulturaDestaque

CULTURA. A magia do livro vai voltar para a praça Saldanha Marinho. Veja a ÍNTEGRA da programação

Evento será híbrido e terá ações também no Treze de Maio e nas redes sociais

Por Joyce Noronha (com Arte de Gibran Carrazzoni) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A partir da próxima sexta-feira (1º), a magia da literatura volta à Praça Saldanha Marinho por meio da 48ª Feira do Livro de Santa Maria, um dos eventos mais tradicionais da cidade e da região. Até 16 de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta uma programação cheia de atrações para todos os públicos.

Nesta edição, a Feira do Livro será híbrida, com atividades presenciais e online, em função da pandemia. A Praça, palco do evento há décadas, desta vez terá 30 bancas para a comercialização de livros. As estruturas estarão alocadas de maneira que respeite o distanciamento social, seguindo os protocolos em combate à propagação do coronavírus.

O prefeito Jorge Pozzobom convida todos a participaram da Feira do Livro 2021, mas sem esquecer àqueles que fizeram parte da sua história, como o patrono do evento em 2020, Guido Isaia, que faleceu nesta terça-feira (21).

“Eu quero compartilhar com vocês essa mensagem de amor e de alegria. Há poucos dias nos despedimos do nosso querido Guido Isaia, que foi patrono da Feira no ano passado. Mas eu tenho certeza que hoje, no lançamento ele estará lá conosco. Por que ele iria querer isso, que sentíssemos esse amor e alegria. Essas que são características da nossa Feira do Livro. Um grande abraço e uma excelente Feira do Livro para todos nós”, deseja o prefeito Jorge Pozzobom.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, comemora a volta da Feira do Livro a Praça Saldanha Marinho, casa do evento há décadas. Ela também recorda o patrono da Feira do ano passado com uma homenagem.

“Tem livro de novo na Praça. A Feira do Livro 2021 vai ser de uma forma diferente. Nela, com uma programação muito bonita, vamos lembrar do nosso patrono de 2020, que é o nosso amigo Guido Isaia, que vai estar sempre na nossa memória”, pontua Rose.

A Feira do Livro 2021 tem como patrono o médico Leonardo Brasiliense. O professor homenageado é Lucas Visentini e a homenageada é Neiza Leite Veleda (leia mais sobre todos eles abaixo, no final do texto, JUNTO COM A PROGRAMAÇÃO).

ATRAÇÕES
Com o retorno da Feira para a Praça Saldanha Marinho, algumas atividades de interação com o público também voltam à programação do evento, sempre seguindo os protocolos sanitários. A programação foi confirmada nesta sexta-feira (24). Uma delas é o passeio de trenzinho “Caminho para os Trilhos”, que vai fazer a criançada ler e conhecer o Centro Histórico de Santa Maria. O trajeto é da Praça Saldanha Marinho até a Gare da Viação Férrea. De carona, personagens especiais vão apresentar a história arquitetônica e o passado ferroviário do Centro Histórico da cidade.

Além das atividades na Praça, no Theatro Treze de Maio e nas redes sociais da Feira, o evento também terá atrações descentralizadas, como o “Leituras Compartilhadas”, em que 15 artistas visitarão 45 escolas da rede pública de educação. A intervenção foi pensada para aquelas escolas que não poderão visitar a Feira na Praça este ano. Assim, a literatura vai até as crianças e jovens, com momentos de leituras e contação de histórias.

A Feira também terá a exposição “Silêncio, os Pássaros Lêem em Voz Alta”, de 5 a 20 de outubro, nas Lojas Eny. Descrita como uma exposição e um livro, poemário de Buriti, a exibição busca refletir sobre as questões ambientais a partir da Amazônia em perigo e como isso reflete na vida de todos.

A programação ainda conta com a exposição “Nos Animados Tempos de Joel Saldanha”, de 8 a 29 de outubro, na sala de exposições Angelita Stefani da Universidade Franciscana (UFN). A exibição é interativa e faz um mergulho na época em que havia internet e nem computadores. A ideia é mostrar como a mente criativa e inventiva do desenhista Joel Romagueira Coimbra Saldanha (1936-2018) foi capaz de produzir animações cinematográficas sem os modernos programas de edição. 

ESTRUTURAS
O mapa das bancas será divulgado nos próximos dias. A programação completa está disponível abaixo. Para conferir as novidades, acompanhe o site da Prefeitura e as redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.

A Feira é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, da Câmara do Livro, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo