Arquivo

Supermercadistas de Santa Maria querem limitar espaço aos grandes grupos externos

Representantes do setor supermercadista de Santa Maria foram à Câmara de Vereadores nesta terça-feira. Foram reivindicar a apresentação de um projeto que limite a ação das grandes redes, algumas delas de capital internacional, e que podem inibir a ação dos empresários locais, inclusive levando, para fora da cidade, o lucro aqui auferido.

Aparentemente, a receptividade foi boa. E a idéia de proibir que as lojas tenham um número de metros além de um limite pré-fixado será encaminhada ao Escritório da Cidade, para avaliação, na medida em que qualquer alteração desse tipo implica em mudança no Plano Diretor Urbano.

A propósito da visita dos empresários aos parlamentares e da reação deles, leia material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Legislativo:

”Supermercadistas apresentam projeto a vereadores

Em reunião com os vereadores na tarde desta terça-feira, um grupo de empresários apresentou sugestão de projeto que dispõe sobre a construção de novas lojas de varejo de gêneros alimentícios (supermercados e hipermercados). Os empresários apresentaram como modelo o projeto aprovado em Passo Fundo que proíbe a construção de prédios com área superior a 1.500 metros quadrados. A reivindicação será encaminhada pela Câmara ao Escritório da Cidade, já que a proposta prevê alteração no Plano Diretor de Santa Maria.

Estiveram presentes representantes dos supermercados Rede Super, Rede Vivo, Dois Irmãos, além do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.

O empresário Sérgio Copetti explicou que o objetivo é preservar o comércio local da ação de grandes grupos que tenham interesse em se instalar em Santa Maria. De acordo com ele, a preocupação se deve porque empresas de grande porte se instalam na cidade e levam o lucro para fora de Santa Maria. Projeto semelhante foi apresentado no município de Passo Fundo.

A presidente da Câmara, vereadora Anita Costa Beber, destacou que o projeto será analisado pelos vereadores. Anita enfatizou que o Legislativo apóia as iniciativas que incentivem o progresso de Santa Maria. “Queremos o progresso da cidade e que os impostos fiquem aqui”, ponderou. O vereador Júlio Brenner ressaltou a importância do projeto apresentado pelos supermercadistas que, segundo ele, tem por objetivo evitar a ação predatória das multinacionais.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo