ELEIÇÕES 2022. “Estou à disposição para concorrer à Assembleia Legislativa do Estado”, afirma Admar
Parlamentar tucano almeja, pela primeira vez, concorrer a deputado estadual
Por Maiquel Rosauro
O PSDB já foi avisado: o vereador Admar Pozzobom se prepara para o passo mais ousado de sua carreira política: disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. Ele próprio confirma sua intenção.
“Estou à disposição para concorrer à Assembleia legislativa do Estado”, afirma o tucano.
Admar não é apenas o irmão do prefeito Jorge Pozzobom, ele é um dos mais experientes vereadores de Santa Maria. Atua no Parlamento desde 2009, reelegendo-se três vezes seguidas.
Em sua estreia nas urnas, em 2008, fez 2.984 votos. Em 2012, registrou 1.751; em 2016, 3.439; e, ano passado, 1.741 votos.
Na atual Legislatura, ele é o atual líder da bancada do PSDB e líder do Bloco Parlamentar de Situação. É também o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
Admar é o principal defensor do governo de seu irmão no Parlamento. Quem acompanha as longas sessões plenárias do Legislativo já se acostumou com os ferrenhos embates que o tucano trava com o vereador Tony Oliveira (PSL), nunca deixando as críticas sem resposta.
Em 2018, o escolhido pelo PSDB de Santa Maria para concorrer à Assembleia Legislativa foi o então vereador João Chaves. A legenda, porém, não abraçou a candidatura e Chaves registrou apenas 2.841 votos, pouco para um partido que, quatro anos antes, reelegeu Jorge Pozzobom como deputado estadual.
Até então, o nome especulado para concorrer à Assembleia pelo PSDB/SM era o do vereador Givago Ribeiro, vice-líder do governo na Casa, que está em seu primeiro mandato no Legislativo. Chama atenção o fato que Givago tem dois jornalistas entre seus cinco cargos de confiança no Parlamento.
Contudo, para concorrer a deputado estadual não basta o histórico vitorioso ou a comunicação afiada. No fim das contas, a decisão é do partido.
Pode concorrer, não leva.