ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. A analogia com o futebol e os partidos da divisão principal

Não custa lembrar

Em 22 de outubro de 2005:

 “O PPS… Caiu, para usar uma linguagem futebolística, para a terceira divisão do campeonato municipal – ao lado do PL, PMN e quetais, respeitosamente.

Ainda para ficar com a analogia ao esporte bretão, na série B estão, hoje, PSB e PFL … PTB e PSDB – estes dois últimos, sobretudo o último, muito mais pela relevância da representação parlamentar que, propriamente, pela efetiva militância.

E na primeirona, salvo prova (eleição) em contrário, se encontram, por ordem alfabética, PDT, PMDB, PP e PT. São os que, de alguma maneira, protagonizam a política (partidária) de Santa Maria. E puxam os demais.”

Hoje:

O texto acima, publicado em notas da seção “Luneta”, expressa à perfeição (modéstia às favas) a conjuntura de exatos seis anos atrás. Em que, por exemplo, havia o PFL – hoje DEM, tão desmilinguido aqui quanto no restante do País.

E o que há de diferente, decorrido esse tempo todo? Basicamente, a descida do PDT para a segundona e o esforço do PP para manter-se na primeira divisão. A novidade, meeesmo, é a chegada, brigando por pontos decisivos capazes de colocá-lo na série A, do PSDB. Muito (ou tudo) graças ao seu líder maior, o deputado Jorge Pozzobom.

E na terceirona? Continuam os mesmos, cá entre nós. Ou não?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. PMDB, PT, PSDB e PP são primeira divisão.
    PDT é segundona.
    Todos os outros (inclusive uns que tem até vereador hoje em dia) são divisão de acesso… e olhe lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo