CulturaDestaque

EVENTO. Conheça os 40 filmes selecionados para a mostra nacional do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema

Obras vêm de 10 estados brasileiros. Festival ocorre entre 14 e 18 deste mês

Inspirado em Madame Satã, a ficção ‘Tô Viva’, da cineasta Isadora Bispo, é um dos concorrentes da Mostra (foto Reprodução)

Da Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

A organização do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) anunciou, na segunda-feira (6), a relação dos filmes selecionados para a Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros. Concorrem na mostra nacional 40 filmes, vindos de 10 estados brasileiros. 

“A organização do festival fez uma opção de divulgar a lista dos selecionados para a mostra nacional o mais próximo possível das datas do evento, em função de esse ano ele ser todo online. Dessa forma, teremos um engajamento orgânico desde essa semana anterior ao começo do SMVC”, explica o cineasta Luiz Alberto Cassol, coordenador artístico e um dos curadores do festival.

Em julho, foram divulgados os 16 filmes que vão concorrer à Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. Os trabalhos foram escolhidos em um universo de 170 títulos inscritos para o festival, que será realizado online, de 14 a 18 de setembro.

Premiação
Os filmes selecionados vão concorrer aos prêmios de Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Também são premiados com o Troféu Vento Norte os filmes eleitos por votação popular em ambas as mostras.
Os curtas ainda podem receber o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos, além de distinções concedidas por parceiros do festival. É o caso do Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado pela Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); o Troféu Rede Sina, entregue ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina; o Prêmio Diário de Santa Maria, concedido por júri popular em votação no site do jornal; e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre justiça, juventude e prevenção, concedido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Homenageados
A 14º edição do Santa Maria Vídeo e Cinema terá o tema “Memória” como bandeira. Nesse sentido, serão agraciados com o Troféu Vento Norte o pesquisador e professor Glênio Póvoas, o homenageado nacional; a pesquisadora e jornalista Marilice Daronco, homenageada local; e a jornalista e cineasta Camila de Moraes, diretora convidada do festival.  

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. 

14° Santa Maria Vídeo e Cinema
De 14 a 18 de setembro

Realização
SMVC

Co-promoção
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Organização
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Confira abaixo a lista dos selecionados para a mostra brasileira de curtas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo