Artigos

O exemplo que vem do trabalho e do empreendedorismo – por Giuseppe Riesgo

O articulista e a perda de um grande santa-mariense, Guido Isaia

Geralmente eu ocupo esse espaço para tratar da política nacional, estadual ou municipal. Até pelo senso de dever com aqueles que represento, penso que esta coluna serve para debater os principais temas, além de atualizar o público sobre as ações do mandato e da Assembleia Legislativa do RS. Mas, nessa semana, não. Com a devida licença ao leitor, me dedicarei ao seu Guido.

Para quem não conhece, Guido Cechella Isaia era diretor da Eny Calçados e Presidente de Fundação Eny. Ao longo dos seus 83 anos – boa parte dedicados ao crescimento e fortalecimento da marca Eny e da empresa -, o “seu Guido” marcou Santa Maria. Seu falecimento, na noite de onteontem (21), entristece a todos. Já sua história nos faz lembrar da força do trabalho e do poder do empreendedorismo.

O empresário era um dos 7 filhos de Salvador Isaia e Edith Cechella Isaia. Com seu pai aprendeu desde os seus 15 anos a fazer o que depois legaria à cidade. Com os seus avós italianos aprendeu o primeiro ofício e o amor pela arte e a fotografia. Em síntese, desde cedo, já aprendia sobre os valores sociais e comunitários que se espraiaram pela sua atuação na cidade, seja através da Eny, seja pela atuação da Fundação que atualmente presidia.

A Eny Calçados é um marco em nossa cidade. Sobreviveu aos tempos modernos, por óbvio, se modernizando também. A empresa transcende à tradição, pois representa muito mais do que o mero sucesso empresarial de Salvador Isaia e seu filho. A Eny, quando observada sob outra perspectiva, resgata o orgulho do santa-mariense e revela a todos nós que o trabalho honesto e a vida digna valem a pena.

Seu trabalho, assim, revela que não devemos desistir de Santa Maria. Pelo contrário! Devemos acreditar no potencial da nossa cidade e na capacidade da nossa gente em, através do trabalho e do empreendedorismo, crescer e se desenvolver. O seu Guido morou a vida toda em Santa Maria. Viu a cidade mudar e a sua gente crescer. E apesar de todos os empecilhos dispostos seguiu acreditando que era nesse chão que ele deixaria sua marca em busca de um presente e um futuro melhor para si e os seus conterrâneos.

Sua partida deixará um buraco imenso em nossa cidade. Que a sua vivência e o seu trabalho sigam inspirando a todos nós na busca pela liberdade de viver e empreender em comunidade. Santa Maria perde um dos seus grandes moradores. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos do eterno “seu Guido”.

(*) Giuseppe Riesgo é deputado estadual e cumpre seu primeiro mandato pelo partido Novo. Ele escreve no Site todas as quintas-feiras.

Nota do Editor: a foto de Guido Cechela Isaia, que ilustra este texto, é de arquivo pessoal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Faria uma correção semantica. Era um executivo. Salvador Isaia, o pai, era empreendedor. Motivo é bem simples, começar um negócio é muito mais dificil do que pegar o bonde andando. Alás, na epoca que iniciaram as Lojas Eny dificuldades era o que não faltavam. O que se constata é o aspecto geracional. Uma ou duas gerações que fizeram muito pela aldeia e logo em seguida gente que faz muito jogo de espelhos e muita fumaça pela urb. Outro aspecto é a perda do senso de comunidade, talvez provocada pelo crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo