DestaqueSanta Maria

PARTIDOS. Presidentes do DEM e PSL na cidade aguardam orientações sobre a fusão: União Brasil

Nova sigla abandona o 25 do DEM e o 17 do PSL. Número escolhido é o 44

Por Maiquel Rosauro

União Brasil. Este será o nome do novo partido que resultará da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). A decisão foi tomada em reunião, na tarde desta quarta-feira (29), pelas cúpulas de ambas as legendas. Em nível municipal, o clima é de incerteza quanto ao futuro conjunto das siglas.

O número escolhido para o União Brasil é o 44, abandonando o 25 do DEM e o 17 do PSL. O acordo será formalizado no dia 6 de outubro, quando ocorrerá uma convenção conjunta.

Enquanto isso, em Santa Maria, é uma incógnita como será feita a fusão. O presidente do DEM/SM, Nelson Cauzzo, afirma que é preciso esperar.

“O Democratas em Santa Maria é um partido consolidado, sendo um partido de direita, de valores bem definidos, e com excelentes quadros, e que neste momento aguardará a decisão da Executiva Nacional e Estadual sobre a pauta fusão”, explica Cauzzo.

O presidente do PSL/SM, Jader Maretoli, tem o mesmo entendimento.

“Está tudo nebuloso ainda e fica até difícil de responder. Estou esperando ainda um alinhamento”, disse Jader.

Filiados

O DEM possui 1.537 filiados em Santa Maria, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do mês de maio (último mês com números disponíveis), sendo a sétima sigla com mais filiados no município. Já o PSL tem apenas 33 filiados, na 24ª posição entre as legendas presentes na cidade.

Mesmo com a fusão, o União Brasil se manterá na 7ª posição municipal, já que não alcançará o PTB, que tem 1.906 filiados.

Em janeiro, o PSL tinha 418 filiados em Santa Maria. Porém, segundo entrevista concedida por Jader em maio, a antiga Executiva do partido realizou centenas de desfiliações no momento da destituição (AQUI).

Lados opostos

No Legislativo Municipal, o União Brasil vai nascer com uma bancada de dois vereadores, porém em lados opostos. Enquanto Manoel Badke – Maneco (DEM) atua na base do governo de Jorge Pozzobom (PSDB), Tony Oliveira (PSL) é oposição.

Situação semelhante ocorre no Executivo. O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, é filiado ao PSL, mas a atual cúpula da legenda não está na base de apoio do governo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo