DestaqueTurismo

TURISMO. Prefeitura reúne guias e agências para debater sobre potencial do setor na região Centro

Encontro é parte da programação santa-mariense relativa ao Mês do Turismo

Representantes de cidades próximas também estiveram encontro promovido pelo governo local (foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Pela PROGRAMAÇÃO do Mês do Turismo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniram com guias e agências de turismo nesta quarta-feira (22), no Hotel Itaimbé, para debater o potencial do setor na Região Centro. No encontro, foram abordadas possíveis estratégias para a retomada do turismo neste momento da pandemia e de ações para médio e longo prazo. Representantes do setor do Município e da região estiveram presentes. 

“Quando se pensa em turismo, as pessoas associam ao lazer ou a eventos, mas o setor é muito mais, vai muito além disso. O turismo é revitalizar espaços, valorizar cidades e áreas históricas. Em Santa Maria temos o exemplo do Distrito Criativo, que ainda está na etapa de identificação do que é preciso ser feito e do que o Centro Histórico Municipal tem a oferecer. Aquela área histórica ferroviária de Santa Maria é terreno fértil para o apelo turístico da cidade e da região”, destacou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, na abertura da reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, agradeceu a todos pela presença e pontuou que o setor turístico foi um dos mais afetados durante a pandemia de coronavírus. 

“Com certeza é um dos que mais sentiu e sofreu, mas estamos retomando, aos poucos. É um trabalho árduo, em que vamos ver os resultados a médio e longo prazo, mas sabemos que no pós-pandemia as pessoas vão querer viajar, mesmo que em uma nova estrutura. Pelo que podemos ver em estudos, as viagens vão ser mais curtas e para locais mais próximos de casa. E é nisto que devemos focar, para assim fortalecermos a nossa região. Temos muito potencial e, se trabalharmos unidos, vamos mostrar que a nossa corrente turística é forte”, ressaltou Ticiana.

Em seguida, dois turismólogos que integram a gestão municipal foram convidados a falar: o vice-presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Eduardo Mielke, e o integrante da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Camilo. Mielke salientou a importância do trabalho conjunto e das parcerias público privadas.

“É preciso entender até que ponto vai a responsabilidade de cada um, mas também como o poder público pode ajudar o setor por meio do privado e vice-versa. Elaborem o guia empreendedor de vocês, busquem a Prefeitura, mostrem o potencial da cidade de vocês, da região. A partir do que vocês buscam, o poder público pode auxiliar, fazer outras conexões, buscar o Estado e até o governo federal para ajudar. Porque ao valorizar o turismo local é bom para o negócio de vocês e para os municípios”, reforçou o vice-presidente do Iplan.

Camilo corroborou o pensamento de Mielke sobre a necessidade de unir esforços entre os municípios da região e acrescentou que, com a pandemia, o turismo de aventura está cada vez mais forte.

“Nosso desafio é interligar o turismo da região, porque quem vem a Santa Maria, vai querer conhecer a Quarta Colônia, as termas romanas e outros pontos da região, assim como quem vem para uma cidade próxima vai querer conhecer e visitar Santa Maria. Focarmos apenas no turismo de uma cidade é receita para o fracasso. Além disso, percebemos que uma grande tendência agora é o turismo ao ar livre, seja caminha em trilhas, passeio a cavalo, de bicicleta, ou sejam eventos, a questão é que as atividades ao ar livre ganharam força e isto é algo que precisamos levar em consideração”, assinalou o turismólogo. 

Em seguida, foi aberto espaço para que os guias e representantes de agências de turismo apresentarem seus trabalhos e trocarem algumas experiências. A ideia é fazer encontros periódicos com os agentes do setor para fortalecer a parceria entre os municípios e das empresas com o poder público.

Também participaram da reunião desta quarta-feira o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Kesseler, e os titulares das pastas de Finanças, Michelle Antonello, e de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo