DestaqueTurismo

CAÇAPAVA DO SUL. Prefeitura apresenta projeto para recuperar o Cine Rodeio, em Minas do Camaquã

Proposta do município também visa a recuperação do Forte Dom Pedro II

Cine Rodeio, em Minas do Camaquã, é um patrimônio histórico da mineração de cobre (Foto André Borba / Geoparque Caçapava)

Por William Brasil / Prefeitura de Caçapava do Sul

O Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, acompanhado de seu adjunto, Erni Rocha, do Produtor Cultural Ignácio Lemos, e do coordenador de comunicação, William Brasil, participaram de uma reunião na Secretaria de Cultura do Estado (SEDAC), na quarta-feira (29), para apresentarem projetos que estão sendo desenvolvidos de cultura, turismo e patrimônio em Caçapava do Sul.

O primeiro projeto apresentado foi da recuperação do Cine Rodeio (Minas do Camaquã), um prédio-antigo, estilo velho oeste, construído nos tempos áureos da Companhia Brasileira do Cobre-CBC, pelo magnata da Mineração Baby Pignatary e que foi palco de diversas festas e eventos.

“O Cine Rodeio faz parte da história de Caçapava, é um patrimônio que deve ser preservado, e que desde que a CBC encerrou suas atividades, vem sofrendo avarias com o tempo. É um sonho de toda a cidade recuperar, e nosso intuito é aproveitar que o Estado tem aberto editais para Patrimônio e Cultura, com recursos, e tentar conseguir recuperar nossa história”, disse Stener Camargo.

“Também buscamos, via empresas que invistam em cultura e turismo, recursos para realizar essas ações”, completou Ignácio que tem vários projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Eles entregaram um relatório fotográfico à Secretária, Beatriz Araujo.

O adido cultural do Estado, César Oliveira, lembrou que já fez apresentações no Cine Rodeio, e parabenizou Caçapava pelos projetos que vem sendo apresentados de recuperação do Patrimônio e história.

A prefeitura buscará Projeto Arquitetônico de Restauro, para recuperação do Cine Rodeio, onde tem a proposição de se  fazer no local um museu da Mineração e tem como objetivo resgatar o turismo-histórico nas Minas do Camaquã.

Nesta quinta-feira (30), ocorreu reunião com o prefeito Giovani Amestoy (que já estava a par do projeto apresentado) para discutir a elaboração do projeto arquitetônico do Cine Rodeio. Na ocasião, Ignácio entregou ao prefeito e secretário o convite para a Feira Virtual do Livro, elaborado pela sua produtora, que ocorrerá em novembro.

Projeto do Museu a Céu Aberto no Forte D. Pedro II

O outro projeto que foi entregue é do Museu a Céu Aberto no Forte D. Pedro II, que foi elaborado pelo historiador Juliano Torres e por equipe de arquitetura do Geoparque Caçapava Aspirante Unesco e que solicita o retorno dos canhões ingleses que pertencem a Caçapava e que estão de posse do Museu Júlio de Castilhos.

O projeto, contempla além de paisagismo no entorno para a repatriação dos canhões, placas de informações turísticas sobre Caçapava do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo