DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Oposição articula jantar para reafirmar aliança de 12 vereadores visando a eleição da Mesa

O (segundo) regabofe político pretende reunir todos os integrantes do grupo

Os (hoje) favoritos presidente e vice Valdir Oliveira (E) e Luci Duartes, na Feicoop, junto ao ex-edil Daniel Diniz (foto Reprodução)

A data não estaria certa. Mas aconteceria já nesta semana. É o segundo regabofe politico do grupo que pretende comandar o Legislativo em 2022 (e anos posteriores). Como o escriba deu conta no final de semana, no Diário (AQUI), o cardápio não é conhecido, mas provavelmente será um risoto. O fundamental, porém, conforme as informações colhidas junto a parlamentares, é manter a coesão do grupo e, inclusive, prevenir contra inevitáveis pressões.

Relembrando. Na primeira sessão dessa Legislatura, uniram-se 11 edis, de PP, MDB, PSB, PSL e PDT e formalizaram um pacto que garantiu a vitória eleitoral e a assunção do pepista João Ricardo Vargas à Presidência da Câmara.

Desgastes políticos e pessoais levaram às dissidências. De maneira que, hoje, o emedebista Adelar Vargas e a pedetista Luci Duartes mudaram de posição. E, com os 10 perdedores de janeiro passado (de PSDB, PT, Republicanos e PC do B) formam nova aliança. Que tem 12 votos e, se a eleição fosse hoje, a vitória seria óbvia.

Há temores, no entanto, por conta da distância que há até o pleito, previsto para 30 de dezembro. São grandes as pressões políticas sobre Adelar Vargas, de seu partido. Ele se mantém firme, segundo consta. Já Luci Duartes, que sozinha poderia dar a vitória aos novos aliados, teria declarado que estará “do lado que Adelar estiver”. Logo…

É nesse contexto que acontece o jantar. E tantos quantos forem necessários, segundo disse um dos aliancistas de hoje – tudo para reafirmar a aliança que até já tem a dobradinha para os cargos principais, o petista Valdir Oliveira (presidente) e a pedetista Luci (vice).

Ah, e enquanto isso, em ação “preventiva”, pelo menos um dos 12 edis tem mantido contatos com outros dois parlamentares, numa discussão política de convencimento. O “alvo” seriam os socialistas Danclar Rossato e Paulo Ricardo Pedroso.

Enfim, faltam ainda dois meses e meio até o pleito. Tempo demais para se cravar qualquer decisão, como ensina a história do parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo