EconomiaSanta MariaTrabalho

ATENÇÃO. Trabalhadores de supermercados agem para criar sindicato próprio. Santa Maria pode ganhar com isso

Uma importante, e talvez histórica, assembléia está sendo convocada para este domingo. Acompanhe o edital, que encontrei na edição de 15 de fevereiro passado, do jornal A Razão. Depois, o meu comentário:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Comissão Pró-Fundação do Sindicato dos Empregados em Hipermercados, Supermercados, Mercados e Mini Mercados de Santa Maria e Região Central do Estado doRio Grande do Sul, convoca todos os trabalhadores em Hipermercados, Supermercados, Mercados e Mini Mercados, dos municípios de Santa Maria, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Nova Palma, São João do Polesini, Faxinal do Soturno, Agudo, Dona Francisca, Paraíso do Sul, Rincão dos Cabrais, Restinga Seca, Formigueiro, Itaara, Silveira Martins, São Martinho da Serra, Ivorá, Toropi, Quevedos e Pinhal Grande, para nos termos da portaria 186/08 do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE e de acordo com o Artigo 8º da Constituição Federal comparecerem a assembléia geral extraordinária que será realizada no dia 07 de março de 2010, às 09 horas em primeira convocação, e às 10 horas em segunda convocação, na Rua Princesa Izabel, 798, bairro Perpétuo Socorro, na cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, para discutirem e deliberaram a seguinte ordem do dia: A) Fundação ou não do Sindicato dos Empregados em Hipermercados, Supermercados, Mercados e Mini Mercados de Santa Maria e Região; B) Leitura, discussão e aprovação do Estatuto que regerá a entidade; C) Aprovação da Base Territorial; D) Eleição e posse da diretoria e membros do Conselho Fiscal da entidade; E) Assuntos gerais de interesse da categoria. Santa Maria,11 de fevereiro de 2010.Adelmo Souza RG:1020622179-SSP-RS e CPF 218.109.900-68 – Responsável pela comissão organização.”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: salta à vista que pelo menos um grupo de funcionários de supermercados está insatisfeito com a condução de suas reivindicações e necessidades, pela entidade que os representa hoje, o sindicato dos Comerciários. Esta é a primeira e óbvia conclusão.

A segunda, e essa é do interesse mais amplo da sociedade, é que se poderá ter, enfim, uma entidade que de fato entenda dos interesses dos trabalhadores de supermerados – de resto uma atividade bastante diferente, só para exemplificar, de um trabalhador de uma loja de eletrodomésticos ou roupas.

E, em terceiro lugar, pode estar aí o caminho através do qual se supere a situação anacrônica de hoje, em que, por força de um acordo com o sindicato dos comerciários, os supermercados (que se interessam) abram aos domingos. Mas isso já é outra história. Fiquemos, por enquanto, com o passo inicial. Que deve ser dado neste domingo.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo