CulturaDestaque

CULTURA. Feira do Livro recebe neste sábado o lançamento do romance “Granito” de Janice Barth

Autora da obra estará na Praça Saldanha Marinho a partir das 10 da manhã

Por Homero Pivotto Jr / Assessoria de Imprensa

A escritora e professora gaúcha Janice Barth lança seu primeiro romance Granito, neste sábado (16) em Santa Maria, durante a Feira do Livro. A atividade ocorre às 10h, na Praça Saldanha Marinho.

Granito narra a saga da protagonista Laura MacNeil, começando por sua chegada em Capão do Leão — cidade localizada no extremo sul rio-grandense, que serve de principal cenário para a história. Vinda de Toronto (Canadá) para pesquisar documentos de sua família, Laura acaba por descobrir que é possuidora de poderes mediúnicos, um dom que lhe permite rever a história de seus antepassados numa tela líquida dentro de uma cavidade, esculpida numa rocha de granito por milênios de erosão. Em Santa Maria, o lançamento oficial da publicação ocorre neste 16 de outubro, durante a Feira do Livro.

Em busca por suas origens, ela conhece Gerson Nunes, um advogado de Pelotas, com quem vive um intenso caso de amor. Num processo de redescoberta, a personagem desvenda uma nova dimensão em sua vida, vivenciando outra realidade, na qual se reinventa como mulher. Realidade, fantasia e sonho se misturam em Granito, amarrando fatos históricos e criações ficcionais, em uma narrativa que combina vivências pessoais e recursos literários.

Todo autor traz parte de suas experiências para a sua escrita. É comum encontrarmos conexões entre autores e suas histórias. Olhando pela perspectiva de uma projeção freudiana, há vários aspectos meus em Laura”,conclui a autora.

A trama está repleta de drama, aventura, lenda e emoções, com as visões de Laura MacNeil resgatando a travessia do Atlântico por seus antepassados, num vapor no final do Século XIX.  A jornada revisa fatos históricos, testemunha paixões, além de presenciar perdas, traições e assassinatos, numa sequência de eventos mediados pela conexão sobrenatural com a rocha milenar.

Janice Barth lança seu romance às 10 da manhã, na Praça (foto Divulgação)

O livro é mais um lançamento da Memorabilia Store — selo independente ligado à editoração, publicação, divulgação e distribuição de publicações impressas — e já está disponível para compra no sistema de pré-venda, com valor promocional, marcador temático e frete grátis. Para saber mais ou fazer a encomenda, acesse https://memorabiliastore.com.br/

Sobre a autora: 

Janice Chemale Barth nasceu e cresceu em Porto Alegre, RS. Aos 21 anos mudou-se para São Paulo e, depois, Rio de Janeiro, onde trabalhou como Comissária de Voo da Varig. Posteriormente, morou por oito anos em Toronto, onde foi comissária de voo na empresa aérea canadense Air Transport. Morou na Virgínia (EUA) por dois anos.

Possui Graduação em Letras/Licenciatura e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela UFRGS, além de Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pelas universidades de Toronto (Canadá) e Ashwood (EUA). Atuou como professora de inglês e português no High School, no Canadá.

É membro do Ontario College of Teachers, naquele país. Foi professora universitária nas áreas de Língua e Literatura Inglesa e Linguística na Unisinos, na Faculdades Riograndenses e na São Judas Tadeu.

Ainda lecionando inglês, trabalhou em escolas do ensino fundamental pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Com o projeto O “Uso do Teatro nas Aulas de Inglês — Shakespeare, The Easy Way”, Janice Barth recebeu o Prêmio Pena Libertária como Profissional do Ano de 2012 em Educação, láurea entregue pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo