Educação

EDUCAÇÃO. Ato na Praça Saldanha Marinho deve marcar em Santa Maria o dia em defesa da ciência

Entidades estudantis organizam a manifestação contra cortes do governo

Por Fritz R. Nunes (com informações e imagens do DCE e da APG) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A cidade de Santa Maria está no mapa das manifestações em defesa da educação e da ciência que ocorrem nesta terça, 26, em todo o país. Na semana que passou, entidades como o Diretório Central de Estudantes (DCE-UFSM) e Associação de Pós-Graduandos (APG) deliberaram por realizar um ato na praça Saldanha Marinho, que deve iniciar a partir das 17h, culminando por volta das 18h30. A Sedufsm também terá representantes nessa atividade.

O ato na praça desta terça-feira faz parte das mobilizações nacionais chamadas para o dia 26 pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras entidades acadêmicas e científicas.

A pauta inclui a questão do recente corte de 92% por parte do governo Bolsonaro no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e o atraso no pagamento das bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), programas fundamentais para a formação de professores (as).

Os efeitos dos cortes e também do atraso em pagamentos de bolsas de programas atingem cientistas, mas também poderão impactar em laboratórios, que correm risco de ficar sem insumos. Dessa forma, cresce a possibilidade de um apagão da ciência no Brasil. A formação de professoras e professores está em risco tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas e comunitárias. 

Programação

As entidades organizadoras do “Ato em defesa da ciência, da vida e pelo Fora Bolsonaro, Mourão e Aliados”, ressaltam que a partir das 17h ocorrerão ações de panfletagem e sensibilização da comunidade na praça Saldanha Marinho. Também ressaltam que a atividade está aberta para quem quiser levar banners e outros objetos de exposição. As falações estão previstas para ocorrer a partir das 18h30.

O evento também será transmitido pelo Facebook e o link é: https://fb.me/e/2Hri85WyZ

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo