Artigos

Nem mágico desata o nó do preço do combustível. É em dólar e o salário em reais – por Carlos Wagner

O alinhamento com os preços internacionais, o dólar caro e as consequências

Lembro que nos minutos seguintes ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomar posse, em 2019, o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, começou a falar que os brasileiros precisavam se acostumar com a cotação do dólar acima de R$ 5 – na época estava em R$ 3,65. O assunto passou batido pelas redações, que tinham o seu foco maior nos primeiros passos do novo presidente e sua equipe.

Ao transferir a faixa presidencial a Bolsonaro, o então presidente Michel Temer (MDB-SP) passou um problema que na época tinha tudo para crescer, caso a cotação do dólar subisse como pregava Guedes: o alinhamento aos preços internacionais dos combustíveis da Petrobras. A história do alinhamento vem de longe. Mas foi concretizado a partir de 2016, com o então presidente da empresa, Pedro Parente.

Essa concretização foi feita a sangue-frio. Por quê? Durante décadas, os preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha recebiam uma espécie de subsídio não declarado da Petrobras. Ou seja: existia toda uma economia baseada nesse subsídio disfarçado – há matérias sobre o assunto na internet.

A implantação da política de alinhamento dos preços ao mercado internacional de petróleo aconteceu sem uma transição organizada. E a população só se deu conta quando os preços começaram a oscilar semanalmente nas bombas dos postos de combustíveis e de venda de gás. Deu rolo, é claro.

Em maio de 2018, os caminhoneiros declararam uma greve que durou 10 dias e colocou o Brasil de joelhos, provocando um prejuízo de R$ 50 bilhões. Bolsonaro apoiou a greve e seus cabos eleitorais foram bem ativos na consolidação do movimento. Parente se demitiu. Mas o alinhamento dos preços prosseguiu.

Agora a bronca do preço dos combustíveis está no colo de Bolsonaro e compromete o seu projeto de reeleição em 2022. Claro, Guedes não decretou a desvalorização do real perante o dólar americano. Mas também não foi eficiente para evitá-la. Essa desvalorização foi aplaudida pelos exportadores brasileiros, que dominam um setor importante da economia, entre eles o agronegócio, que vende grãos e carnes para vários países.

Em 2020, se instalou no mundo a pandemia da Covid-19. Bolsonaro perfilou-se ao lado dos negacionistas do poder de contágio e letalidade do vírus, provocando um tumulto que resultou no ingresso do Brasil entre os países com o maior número de mortos, que hoje somam quase 600 mil.

Acrescente-se a tudo isso as lambanças provocadas pelo presidente tentando dar um golpe de Estado e mais a política de meio ambiente, que está resultando na morte de índios e na destruição da Floresta Amazônica. A soma de tudo isso é a desvalorização do real perante o dólar americano – hoje (07/10) a R$ 5,52. O que resulta no preço da gasolina a R$ 7, do diesel a R$ 4,60 e do gás de cozinha, a R$ 110.

Nem nos seus maiores delírios o ministro Guedes imaginaria uma desvalorização desse quilate do real perante o dólar americano. E a cereja do bolo: um consórcio internacional de jornalistas investigativos descobriu que, em 2014, Guedes era sócio da Bozano Investimentos e abriu a Dreadnoughts International, uma offshore em um paraíso fiscal britânico, em que depositou 9,95 milhões de dólares. A cada desvalorização do real perante o dólar, o patrimônio dele é valorizado. Ele foi intimado a explicar a história na Câmara dos Deputados e convidado a ir ao Senado.

Independentemente do que resultará a explicação de Guedes aos parlamentares, o rolo está feito. O alinhamento dos preços dos combustíveis com o mercado internacional por parte da Petrobras virou um “nó cego”, velho dito popular das redações da época da máquina de escrever para dizer que algo não tem solução. Simplesmente porque os mercados internacionais funcionam com o dólar e os ganhos dos brasileiros são em reais.

Há mais um problema. Os exportadores brasileiros que vibraram com a desvalorização do real, em particular o agronegócio, estão em uma grande encrenca porque os seus custos de produção subiram para as nuvens. A tentativa de Bolsonaro e do seu aliado e presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), de atirar a bronca no colo dos governadores é como tentar apagar incêndio com gasolina.

Antes de seguir contando a história. Estou sendo didático na conversa por ter recebido um pedido de jovens repórteres que trabalham em sites e rádios no interior do Brasil para ajudá-los a alinhavar uma explicação sobre o atual preço dos combustíveis.

Voltando a contar a história. A subida dos preços dos combustíveis, dos alimentos, principalmente a carne e derivados de soja, e de vários serviços tem a ver com a desvalorização do real perante o dólar. O resto da explicação é o resto. Como é essa história vai terminar?

Quem falar que sabe está chutando, porque as figuras principais do rolo são o presidente Bolsonaro e os seus ministros, que armaram uma lambança tão grande que estão sendo consumidos por ela. Na questão dos combustíveis há um fato que precisamos lembrar ao nosso leitor. O Brasil é autossuficiente em petróleo e na produção de álcool, que é misturado à gasolina.

Por muitos anos escrevemos que era necessário o país investir na pesquisa e descoberta de mais poços de petróleo para conseguir sair das garras dos grandes produtores que impõem os seus preços aos mercados. A autossuficiência foi conseguida. Então é de se perguntar. Por que continuamos importando e pagando caro pelo combustível? Temos dado essa explicação para o leitor lá no meio da matéria. Alerto aos colegas que chegou a hora de aprofundarmos essa explicação, porque o rolo é muito grande. E o simples fato da inflação estar mostrando as suas garras já é suficiente para apavorar velhos repórteres como eu, que viveram na era da hiperinflação, uma loucura que não poder voltar.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O texto acima, reproduzido com autorização do autor, foi publicado originalmente no blog “Histórias Mal Contadas”, do jornalista Carlos Wagner.

SOBRE O AUTOR:  Carlos Wagner é repórter, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela UFRGS. Trabalhou como repórter investigativo no jornal Zero Hora de 1983 a 2014. Recebeu 38 prêmios de Jornalismo, entre eles, sete Prêmios Esso regionais. Tem 17 livros publicados, como “País Bandido”. Aos 67 anos, foi homenageado no 12º encontro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), em 2017, SP.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Kuakuakuakuakua! Didatico para explicar o que, aparentemente, não tem o menor conhecimento.
    Brasil não é autosuficiente em petroleo. Petroleo brasileiro é ruim com exceção do pré-sal. Para o pré-sal não existe refinaria no pais (porque antes não havia petroleo com esta qualidade). Quem achar ruim que veja o estado das refinarias no governo Dilma, a humilde e capaz, principalmente as que nunca sairam do papel. Alcool? Depende do preço do açucar. Porque se estiver bom a cana vai adoçar e não tranportar. Resumo da ópera: para desgastar o governo Bolsonaro o melhor é fazer a população de trouxa. Até porque não dá muito trabalho.

  2. Off Shore evidencia mais uma asneira propalada pelos vermelhinhos (e que já foi comentada no blog). Impostos sobre grandes fortunas é a maior cascata. Nenhum bilionário é burro a ponto de deixar o patrimonio em terra brasilis. Se o dinheiro foi ganho legalmente, se a transferencia foi feita legalmente, nenhum problema. Vermelhinhos podem alegar moral/etica, podem ficar latindo. Mais divertido ainda. Sem falar em certas cidades do interior do RS onde pessoas dizem ir para Rivera comprar vinho e levam uma pastinha 007 para abastecer a SAFI no Uruguai. ‘Ganhos de jogo’. Alinhamento do preço do petroleo é problema, Petrobras é sociedade de economia mista, tem acionistas, inclusive lá fora. A conta tem que fechar. Alás, a empresa teve que fechar acordos bilionarios (em dolar) na justiça americana por causa da Lava a Jato. Não existe almoço gratis.

  3. Edmar Bacha disse que ‘o câmbio foi inventado por Deus para humilhar os economistas. Nunca se sabe para onde ele vai’. Alguém disse que serve para os meteorologistas rirem dos economistas. Muitos empresários tempos atrás, cambio na faixa dos 3 reais, reclamavam que teria que estar acima dos 4 para poderem empreender. Agora uns falam que deveria estar acima dos 6, outros ficam quietos. Mais ou menos como o Douglas Costa no Gremio, parte da torcida fez campanha nas redes para ser contratado. Deixando de lado as balelas que os vermelhinhos ficam repetindo com fins eleitorais, o problema é a divida/PIB, FMI projetou para este ano mais que 98% (anda pelos 85%). Resumo da ópera é que se trata simplesmente de oferta e procura e expectativas sobre o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo