DestaqueSanta Maria

CIDADE. Abertura do Mês da Consciência Negra reúne seus organizadores no Centro Administrativo

Programação tem várias atividades até o fim do mês, com apoio da Prefeitura

Solenidade ocorreu no hall do Centro Administrativo Municipal de Santa Maria na tarde desta quinta-feira (4). Até o fim do mês, há uma série de atividades previstas de forma presencial e online no chamado CalendAFRO (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (4), a abertura do Mês da Consciência Negra – CalendAFRO Novembro Negro 2021. A programação é organizada por entidades civis negras de Santa Maria e tem o apoio da Prefeitura. A solenidade de início das atividades ocorreu no hall do Centro Administrativo Municipal, no Bairro Centro, e contou com apresentações de músicas de origem negra. Além disso, no mesmo local, o público pôde conferir a exposição fotográfica “Negras e Negros na Cultura, nas Ciências e nos Movimentos Sociais”, do professor Dartanhan Baldez Figueiredo, que ficará à disposição de quem passar pelo prédio durante todo o mês. 

“Será que tem que morrer um negro sendo sufocado por um joelho no pescoço para gritarmos? Será que tem que morrer um negro dentro de um hipermercado para nós despertarmos? Nós precisamos continuar lutando e brigando por mais direitos. A diferença é que aqueles que fazem parte ou que apoiam o movimento negro não usam da violência. O movimento negro é de paz. Eu quero garantir que, dentro da Prefeitura, ninguém vai praticar ato de racismo. Quem praticar vai ser punido. A Prefeitura está de portas abertas para o movimento negro. E mais, no ano que vem, vamos fazer uma programação ainda maior, porque, graças à ciência, provavelmente estaremos sem máscara e com mais possibilidades”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom

De acordo com a coordenadora do CalendAFRO, Isadora Bispo, o momento não é apenas festivo, mas, sim, de reivindicação de direitos e luta pela igualdade racial. Para ela, o CalenAFRO é uma oportunidade de chamar atenção para a causa da negritude. 

“Independentemente de partidos políticos, o que está acima é a negritude. O povo negro tem jovens que morrem, está em várias escalas de vulnerabilidade, subemprego, pobreza. Pensados para as ruas e para as redes, o CalenAFRO vem com essas falas. Isso é um passo. Um bom gestor vai investir na população negra”, explicou Isadora. 

O CalendAFRO Novembro Negro 2021é coordenado pela Associação de Arte e Cultura Negra Ara Dudu, pela ONG Igualdade, pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também são apoiadores da programação o Theatro Treze de Maio, a Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm), a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), a Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT), a Pró-reitoria de Extensão da UFSM, o Coletivo Afronta, a União dos Cultos Afro e Umbandistas e a Associação Artística e Cultural Vila Brasil. 

Estiveram na abertura do Mês da Consciência Negra, a secretária de Cultura, Rose Carneiro, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, a secretária adjunta de Comunicação, Thaise Moreira, e o representante da Comissão de Igualdade Racial da Prefeitura, Elton Chaves, entre outros integrantes do Executivo Municipal.

Os vereadores Paulo Ricardo Pedroso e Valdir Oliveira prestigiaram o ato. O vereador Ricardo Blattes enviou representante ao ato. Líderes como Maria Rita Py Dutra, do Movimento Negro Unificado (MNU), Carmen Lúcia Coelho Chaves, da Associação de Arte e Cultura Negra Ara Dudu, Daiane Tolentino, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Luis Boneti, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, Sergio Silva, da Associação Artística e Cultural Vila Brasil, e Luiz Loreto, o mestre militar da Capoeira Berimbau de Rua, acompanharam a abertura e realizaram pronunciamentos sobre o tema. 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo