Arquivo

Conselho Político. Lula pede propostas para reformas. E promete pacote do crescimento

Aconteceu nesta quarta-feira a primeira reunião do Conselho Político do “governo de coalizão” proposto pelo reeleito Luiz Inácio Lula da Silva. Foram nove partidos representados no encontro em que o Presidente solicitou, e deu prazo de 45 dias, propostas para as reformas tributária e política.

Essas serão, assim, as prioridades do novo governo, pelo menos em seu primeiro ano. Ah, e Lula reafirmou sua idéia de apresentar aos aliados, já na próxima semana, um pacote para incrementar o desenvolvimento do País, que – é o desejo dele – precisa crescer 5% ao ano.

Será o primeiro teste do Conselho que na reunião inicial, pelo menos é o que conta o repórter Tiago Pariz, da sucursal brasiliense do G1, o portal de notícias das organizações Globo, não discutiu outros temas. Como por exemplo, a sucessão presidencial na Câmara dos Deputados e do Senado. Confira você mesmo:

”CONSELHO POLÍTICO PRIORIZA REFORMAS
Partidos ganharam 45 dias para apresentar propostas. Na próxima quarta, Lula apresentará plano para o crescimento.

O Conselho Político do governo de coalizão montado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a agenda prioritária a partir de 2007. Na primeira reunião, nesta quarta (13), acertou-se que os nove partidos da coalizão de governo terão 45 dias para apresentar suas propostas de reformas tributária e política.

“O primeiro desafio é a construção de uma idéia consensual de reforma política e tributária que vai realmente mostrar se a coalizão funciona ou não”, afirmou o ministro Tarso Genro. “O órgão vai trabalhar em acordos de temas fundamentais. A preocupação não será com temas secundários”, prosseguiu.

Compareceram à primeira reunião do conselho os presidentes de PMDB (Michel Temer), PT (Marco Aurélio Garcia), PP (Nélio Dias), PSB (Eduardo Campos), PCdoB (Renato Rabelo), PV (José Luiz Penna), PRB (Vitor Paulo Araújo), PR (Alfredo Nascimento), PDT (Carlos Lupi), além do vice-presidente do PSB, Roberto Campos, do líder do PTB na Câmara, José Múcio (PE) e do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Na próxima quarta-feira (20), o presidente Lula comprometeu-se a apresentar aos partidos as propostas para impulsionar o crescimento econômico a partir de 2007. O objetivo é que cada um avalie as medidas internamente e contribua no esforço para realizá-las.

“O conselho terá um caráter opinativo. E com as medidas de natureza econômica apresentadas, poderemos consultar os partidos”, afirmou Temer.

O primeiro encontro serviu para discutir questões genéricas. Não teria ocorrido debate sobre reforma ministerial nem sobre eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Segundo um dos participantes do encontro, houve apenas…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, e também outras informações sobre o mesmo tema, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1386636-5601-413,00.html

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo