CulturaDestaque

CULTURA. “Maria Cult” premiará artistas e criações em vários setores artísticos. Veja quais e participe!

Distinção para artes visuais e cênicas, audiovisual, dança, literatura e música

Dos integrantes do projeto de Jornalismo MARIA CULT / Deivid Pazatto, Fabian Lisboa e Paola Saldanha

Com o objetivo de celebrar a cena cultural independente de Santa Maria, na última semana foi lançado o 1° Prêmio Maria Cult. Realizado pelo projeto de jornalismo Maria Cult, a ação contemplou os segmentos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Dança, Literatura e Música, em 19 categorias, somando 85 indicações. A votação segue aberta até o dia 31 de dezembro. (NO FINAL DA NOTA VOCÊ TEM TODOS OS INDICADOS)

A premiação surge com o propósito de ampliar a divulgação e valorizar as produções independentes realizadas em Santa Maria, bem como artistas, produtores e agentes culturais responsáveis pelo desenvolvimento destas obras e ações. Deste modo, a iniciativa não visa a competição, mas a celebração da cultura local.

O número de categorias da edição de estreia do Prêmio Maria Cult foi determinado com base nas atividades culturais desenvolvidas durante o período pandêmico e as limitações impostas ao setor pelo vírus da Covid-19, que modificou a cena cultural mundialmente, mas sem deixar de contemplar a diversidade de estilos e gêneros dos trabalhos e criadores da cidade.

Foram selecionados para a premiação produções e artistas que se destacaram na cena local, entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021. O período de seleção foi definido com o objetivo de expandir o espaço de divulgação, assim como a variedade de trabalhos e profissionais. Também foi levado em consideração o tempo de acesso às obras e produtores por parte do público votante.

A ESCOLHA DOS INDICADOS AO PRÊMIO

A curadoria foi realizada pelos jornalistas Deivid Pazatto, Fabian Lisboa e Paola Saldanha, integrantes do projeto Maria Cult. A categoria de Literatura contou também com a colaboração do escritor Odemir Tex Jr.

“Realizar o ‘1º Prêmio da Maria Cult’ é uma forma de agradecer aos artistas que apoiaram o nosso projeto de jornalismo independente desde o início. Pode-se dizer que a Maria Cult nasceu em meio a pandemia e, junto dos artistas e produtores culturais, conseguimos criar uma rede muito forte nesse período difícil. Para além de reconhecer o trabalho desses artistas, o Prêmio é um espaço para celebrar e apresentar a diversidade de talentos que Santa Maria tem”, diz o jornalista Deivid Pazatto, co-idealizador do projeto.

VOCÊ ENCONTRA A “MARIA CULT” NO FACEBOOK (AQUI) E NO INSTAGRAM (@mariacultsm)

Os vencedores da premiação serão revelados no dia 6 de janeiro de 2022. A cerimônia ocorrerá virtualmente, com transmissão simultânea nas páginas do Facebook da Maria Cult e Rede Sina e no canal do YouTube da Sina. Os escolhidos pelo público nas 19 categorias receberão um troféu do 1º Prêmio Maria Cult, como premiação simbólica.

A MARIA CULT

A Maria Cult se constitui como uma agenda e produtora de conteúdo cultural de Santa Maria (RS). Nascida na Cidade Cultura, marcada por diferentes histórias e costumes, de pessoas que moram e passam por aqui, o projeto visa a coletividade e a resistência, com protagonismo de múltiplas vozes e manifestações, por meio da  divulgação da cultura local, fortalecimento e valorização da criação independente, diversa, acessível e popular.

Utilizando diferentes formatos e linguagens, são divulgados, diariamente, diferentes artistas e obras da cena santa-mariense. Desde sua criação, em 8 de janeiro de 2020, a Maria Cult produziu conteúdo sobre shows, lives, espetáculos, festivais, exposições, entre outras produções. Em quase dois anos de atuação, aproximadamente, 1.000 produções culturais foram publicadas nas redes sociais da iniciativa.

SERVIÇO

1º Prêmio da Maria Cult

Votação: Até dia 31 de dezembro de 2021, através do link disponível AQUI.

Cerimônia de premiação online: dia 6 de janeiro de 2022; Transmissão no Facebook da Maria Cult e Rede Sina e no canal do YouTube da Sina

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo