DestaqueEconomia

ECONOMIA. Santa Maria, Cachoeira, Rosário e Santiago, os que mais geram empregos na região

Boca do monte acumula, neste ano, saldo positivo de 1.834 vagas formais

Por Maiquel Rosauro

Procurando emprego na região Central do Estado? Então é bom ficar atento às cidades que mais geram vagas formais com carteira de trabalho. Entre janeiro e outubro de 2021, os municípios com o maior saldo positivo (diferença entre admissões e desligamentos) são: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Rosário do Sul e Santiago.

Conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) (http://pdet.mte.gov.br/novo-caged), nesta terça-feira (30), Santa Maria fechou outubro com saldo positivo de 292 vagas. São 2.336 admissões no mês contra 2.044 desligamentos. No acumulado de 2021, o saldo é de 1.834 vagas (22.145 admissões e 20.311 desligamentos).

Em relação ao restante do Estado, Santa Maria é o 19º município com o maior saldo no ano. A liderança está com Porto Alegre, com 12.956 formais entre janeiro e outubro; seguido por Caxias do Sul, 8.686; Novo Hamburgo, 8.458; Passo Fundo, 3.739 e São Leopoldo, 2.715.

Na região Central, Santa Maria é seguida por Cachoeira do Sul, com saldo de 1.178, na segunda posição; Rosário do Sul, 452; e Santiago, 435.

O curioso caso de Itaara

Na quinta posição do saldo de empregos na região está Itaara, com 322 este ano. Os números impressionam, considerando-se que o município tem apenas 5.573 habitantes. Mas o dado, embora oficial, não representa a realidade local.

Conforme o Site apurou, a matriz de uma empresa de internet por fibra óptica está instalada em Itaara, o que gera receita para o município. Porém, as centenas de contratações da empresa não estão alocadas na matriz e sim em suas filiais espalhadas pelo Estado.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo