Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Planetário da UFSM festeja 50 anos de disseminação do conhecimento científico e cultural

Várias atividades, abertas para todos os públicos, vão marcar o cinquentenário

Planetário é um espaço de disseminação do conhecimento de Astronomia e outras ciências (Foto Felippe Richardt/Arquivo UFSM))

Por Cleusa Jung / Da Pró-Reitoria de Extensão/UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de ser a primeira universidade federal criada no interior, também abriga o primeiro Planetário do Rio Grande do Sul e o primeiro em uma cidade do interior do Brasil. O Planetário da UFSM, um espaço de disseminação do conhecimento de Astronomia e outras ciências, completa 50 anos de fundação no dia 14 de dezembro. 

Considerado um dos símbolos da UFSM e um dos principais cartões-postais de Santa Maria, o Planetário UFSM foi fundado em 1971, idealizado pelo Prof. Dr. Mariano da Rocha Filho. O projeto de sua criação foi elaborado pelo arquiteto Oscar Valdetaro, a partir de um esboço recebido pelo Prof. Mariano do também arquiteto Oscar Niemeyer em 1960.

Na época, os equipamentos para o Planetário da UFSM foram obtidos com países do Leste Europeu como pagamento de uma dívida com o Brasil, conforme informações do documentário Uma Vida Pela Educação, produzido pela RBS TV. “Eu não equipei só a Universidade de Santa Maria, eu equipei o Brasil inteiro”, conta o Prof. Mariano no documentário. Esse foi um dos passos criativos mais importantes dado na história do ensino superior do país.

Para o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o Planetário é uma oportunidade de proporcionar conhecimento não apenas a seus pesquisadores e estudantes, mas especialmente para escolas e estudantes da Educação Básica, ao possibilitar um contato próximo com a ciência. “O Planetário representa um investimento na democratização do acesso de pessoas das mais diferentes origens e níveis econômicos, sociais, culturais e educacionais ao conhecimento muito particular e próprio do ambiente acadêmico”, destaca.

Espaço de democratização do conhecimento

O Planetário da UFSM é referência para além da atividade acadêmica e científica. Ele abriu caminho para a popularização e democratização do conhecimento sobre Astronomia, tanto à comunidade santa-mariense como a interessados do Brasil inteiro. Diversas escolas e grupos de estudantes já visitaram o espaço durante as mais de cinco décadas desde a sua criação. Além de ver os astros pelos telescópios, o público também tem a oportunidade de acompanhar exibições de filmes e projeções de curtas e longas-metragens sobre o Universo e os seus elementos. 

Para a Coordenadora da Divisão de Museus UFSM, Jaqueline Trentim Machado, a comemoração de cinco décadas é um marco histórico desse espaço de entretenimento e cultura e muitas foram as conquistas ao longo desses anos de funcionamento do Planetário, com destaque à troca do projetor de estrelas de eletro-óptico mecânico por digital. “Mas a principal conquista é receber periodicamente um grande número de público nas sessões de cúpula e virtuais, nas observações noturnas do céu e nas diversas atividades desenvolvidas pelo Planetário, sejam presenciais ou pela interação nas redes sociais”, destaca.

Nos últimos anos, com a reconfiguração da sua estrutura, o Planetário passou a abrigar o Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM (MACT), outro espaço de popularização e de divulgação científica da instituição. Agora, além de poder participar de sessões e de atividades como observação noturna do céu, a comunidade também pode acessar um conhecimento no campo das artes.

O Planetário da UFSM tornou-se, portanto, um braço importante da relação comunidade e Universidade. “Ele tem um papel ímpar na interface que a universidade faz com a comunidade em geral e tem sido um local muito profícuo para a disseminação desse conhecimento, em especial da área de Astronomia, de uma maneira muito mais atrativa para os estudantes das escolas”, destaca Flavi Ferreira Lisboa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM.

Desde 2020, devido à pandemia de covid-19, as sessões presenciais no Planetário foram suspensas e vêm sendo ministradas de forma virtual. Com essa modalidade, as sessões passaram a ter um alcance ainda maior, atingindo um público antes inalcançável e chegando a escolas de outros estados brasileiros. Atualmente, sete sessões do Planetário são transmitidas de forma virtual e as demais atividades, como Planetário Responde, Estação Planetário, Planetário Recomenda, Quiz do Planetário e Calendário Astronômico, acontecem pelo Facebook e Instagram.

De acordo com o Chefe do Planetário, Régis Augusto Albanese Diniz, o retorno das atividades presenciais deve ocorrer no próximo ano, mas as sessões virtuais também passarão a ser incluídas de forma permanente nas atividades. “Pretendemos ampliar nossa quantidade de filmes das projeções presenciais e manter as sessões on-line para que possamos garantir a acessibilidade com escolas distantes e também o alcance e impacto de nossa atividade”, explica. Além disso, questões de acessibilidade e inclusão estão sendo trabalhadas, não apenas para as sessões presenciais e virtuais, mas também na criação de material didático para ser aplicado em instituições parceiras…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo