Artigos

O que faz a diferença na vida da população – por Jorge Pozzobom

Nesse balanço de conquistas e obstáculos, “temos muito mais a celebrar”

Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou as ações de entrega dos cartões do Auxílio Inclusivo Municipal (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Chegamos nesta reta final do ano, e o momento é de fazermos uma reflexão a respeito do que vivenciamos nesses últimos meses. Nesse tradicional balanço de conquistas e obstáculos que surgiram pelo caminho, temos muito mais a celebrar. É óbvio que não conseguimos um desfecho positivo na totalidade dos projetos e ações que nos propusemos enquanto gestão pública, pois muitos são os desafios em uma cidade do porte de Santa Maria. Mas, não podemos deixar de reconhecer e celebrar os avanços em diversas áreas, pois eles foram significativos.

Por isso, quero aqui destacar três momentos em que pude ver o brilho nos olhos das pessoas durante iniciativas da nossa administração ao longo desse período. Ou seja, o quanto fizemos a diferença na vida de cada uma delas.

O primeiro momento foi quando começamos a fazer as entregas das Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) no processo de regularização fundiária daquela que representa uma das maiores ocupações da América Latina, a então fazenda Santa Marta, hoje bairro Nova Santa Marta. O documento equivale a uma escritura e dá dignidade aos moradores.

Começamos a fazer as entregas em junho de 2020 e demos continuidade às ações neste 2021, ano em que a Nova Santa Marta completou, no dia 7 de dezembro, 30 anos de existência desde que as primeiras famílias ocuparam a área, em 1991. Atualmente, estimamos que o bairro seja formado por cerca de 25 mil famílias. Lembro muito bem da primeira moradora a receber a CDRU, a dona Aurora Severo de Moura, então com 76 anos.

De lá para cá, já foram entregues cerca de 3.500 CDRUs na Nova Santa Marta. O olhar da dona Aurora e dos demais moradores contemplados com o documento é o que nos dá inspiração para seguir trabalhando com mais determinação em nome da população que mais precisa de cuidados.

O segundo momento é um marco na nossa história recente: a chegada e o início da aplicação da vacina contra a Covid-19 em janeiro deste ano. Um alento para os santa-marienses, assim como para os demais brasileiros, e que significou a esperança de combate a esse inimigo invisível e traiçoeiro, o coronavírus. Com as ações descentralizadas, levamos as doses de esperança para todos os cantos de Santa Maria.

Como procurei acompanhar a maioria dessas ações, pude constatar a diferença que a vacinação fez e faz na vida dos santa-marienses. Porém, há muitas pessoas que ainda não foram se vacinar e tantas outras (milhares) com a segunda dose em atraso. Então, faço um apelo a elas neste fim de ano: a vacinação é o que fará toda a diferença na luta pelo fim da pandemia, portanto, quem ainda não se vacinou, reflita e vá receber a sua dose para começar 2022 com a saúde em dia e a proteção coletiva ampliada.

E o terceiro momento a ser destacado é uma iniciativa que partiu de uma construção coletiva entre os poderes Executivo e Legislativo e que vai ao encontro da premissa da nossa gestão, que é cuidar das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam: o Auxílio Inclusivo Municipal.

Para muitos, duas parcelas de R$ 200 (uma em novembro e outra em dezembro), além de vale-transporte, para 8.111 famílias em situação de vulnerabilidade social pode parecer pouco. Mas, para quem realmente precisa e vive em situação de pobreza ou de extrema pobreza, isso representa a diferença entre se alimentar e passar fome.

Vocês talvez não tenham ideia da emoção e do brilho no olhar dessas pessoas ao receber o cartão do Auxílio Inclusivo. Elas não esconderam a emoção durante as ações de entrega, e eu, também não.

Fazer a diferença na vida da nossa comunidade é o que me move a cada dia nesta linda missão que é administrar Santa Maria. Sou muito grato e feliz por isso. E convido a todos para fazerem a mesma reflexão nesta época de celebrações: como posso ajudar a melhorar e a tornar menos áspera a rotina de quem está a minha volta? Já é um bom começo para adentramos 2022 com o ânimo renovado e cheio de boas expectativas!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo