DestaqueSanta Maria

PARTIDOS. Gerri Machado deixa Solidariedade e assume a Presidência do Avante em Santa Maria

Executiva tem ex-filiados do MDB, PP, PSD, PL e PTB, além do Solidariedade

Após um 2020 repleto de idas e vindas, em que serviu como sigla de aluguel, Avante acaba 2021 com nova Executiva (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O Avante (antigo PT do B) tem novo presidente em Santa Maria. O detentor do cargo é Gerri Machado, que deixou a liderança do Solidariedade. A troca de cadeiras é motivada pelas eleições de 2022.

A nova Executiva Municipal do Avante foi apresentada na quinta-feira (16), com a presença do presidente estadual da sigla, Anderson Dorneles.

“Tenho uma amizade pessoal de muitos anos com o Anderson. Ele foi assessor da Dilma (Rousseff) na Secretaria de Minas e Energia no governo de Alceu Collares até a Presidência da República. E como o Solidariedade não terá candidato a presidente, achei que devia buscar um partido que tivesse vontade de mudar o Brasil”, explica Machado.

O pré-candidato a presidente pelo Avante é o deputado federal André Janones. Na pesquisa IPEC divulgada esta semana, Janones tem 2% das intenções de voto, empatado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Machado, por sua vez, ainda não sabe se concorrerá no pleito de 2022. O tema será discutido com lideranças estaduais.

“Vamos nos reunir no início de janeiro para definir com o partido. A Direção Estadual quer candidaturas em Santa Maria”, afirma.

O Avante é o quarto partido na trajetória política de Machado. Antes do Solidariedade, ele passou pelas trincheiras do PDT e PT. No partido da estrela vermelha, em 2016, concorreu a prefeito de Santa Cruz do Sul.

Um partido, três coligações

Ano passado, o Avante foi usado como partido de aluguel em Santa Maria. Tudo começou quando o dentista Moacir Alves assumiu a legenda, em fevereiro, e ingressou na Frente Trabalhista, que apoiava Marcelo Bisogno (PDT) à Prefeitura.

Em maio, a sigla abandonou Bisogno e passou para o lado de Sergio Cechin (PP). Em 10 de setembro, o partido deu adeus a Cechin e, no dia seguinte, Alves anunciou que faria parte da coligação do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

Em 16 de setembro, último dia das convenções municipais, a Direção Estadual do Avante interveio na Executiva e depôs Alves. A legenda, então, voltou para os braços de Cechin.

Centro

O Avante tem apenas 21 filiados em Santa Maria, segundo dados de novembro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se de uma sigla centrista, sem uma ideologia concreta, e que congrega em sua Executiva Municipal ex-filiados do MDB, PP, PSD, PL, PTB e Solidariedade.

O principal desafio da legenda, em 2022, não é eleger o desconhecido André Janones presidente da República, mas superar a cláusula de barreira: alcançar 2% dos votos válidos ou eleger pelo menos 11 deputados federais distribuídos em nove estados. Se não atingir a meta, a legenda perderá verba do fundo partidário e tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV.

Executiva Municipal do Avante:

Gerri Machado – Presidente;

Marlon Moura – Vice-presidente;

Simone Matiuzzi – Segunda vice-presidente;

Astrogildo Lima (Virago) – terceiro vice-presidente;

Marcio Silveira – Secretário Geral;

Oseias Mota – Primeiro Secretário;

Jairo Peixoto – Segundo Secretário;

Jorge Schneider – Tesoureiro;

Romário Krug – Primeiro Tesoureiro;

Iran Machado – Segundo Tesoureiro;

João Lucas de Oliveira – Vogal;

Isabel Carneiro – Vogal;

Luis Fernando Beck – Vogal;

Pablo Rocha – Secretário de Movimentos Sociais e Comunitário;

Vanir Mota – Presidente do Mulher Avante.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo