DestaqueSegurança

TRÂNSITO. “Balada Segura” aborda mais de 100 veículos, um deles removido. Foram nove autuações

Ação aconteceu na noite de domingo em dois pontos da avenida Hélvio Basso

A “Balada” ocorreu entre o final da tarde e a noite deste domingo (5), em dois pontos da Avenida Hélvio Basso (foto Divulgação)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A 22ª Balada Segura ocorreu entre o final da tarde e a noite deste domingo (5). A ação, que é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, foi realizada das 17h às 23h, em dois pontos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. A operação fez a abordagem de 109 veículos.

De acordo com o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, 8,26% do total dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. Dos 109 condutores, um havia ingerido algum tipo de bebida alcoólica sendo constatado na contraprova do teste do etilômetro o resultado de 0,55 mg/l configurando crime de embriaguez ao volante. Neste caso, foram aplicadas as medidas conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e o condutor encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).

Nesta ação, foram abordados seis veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecido a opção para pagamento dos débitos através do aplicativo bancário como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Em ações de fiscalização programadas, como a Balada Segura, pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Com o pagamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação da medida administrativa do ART. 230V. Do total, cinco condutores optaram pelo pagamento, não sendo aplicado a medida administrativa. Já um condutor, que optou pelo não pagamento, foi aplicada a medida conforme o CTB e o veículo foi removido. 

Durante a realização da operação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para coibir a proliferação do coronavírus, com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para condutores e passageiros. A 22ª Balada Segura teve a participação de sete agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), do Programa Vida no Trânsito, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Dados da Operação:

Veículos abordados: 109
Veículos autuados: 9
Veículos recolhidos: 2
Condutor sem CNH: 0
Total de autuações: 12
Testes de etilômetro: 101
Autuados por recusa:0
Autuados por crime: 1
Total autuados embriaguez: 1

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo