DestaqueSaúde

COVID-19. Santa Maria começa a imunizar crianças com comorbidades nesta quarta-feira (19)

Também serão vacinados crianças com deficiências permanentes

Vacinação contra a covid-19 é para os pequenos entre 5 e 11 anos. Nos oito pontos de imunização, a prioridade é para pessoas que preencheram o pré-cadastro. Foto Alex Caceres / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, começa a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta quarta-feira (19). Neste momento, a ação é específica para crianças com comorbidades ou deficiências permanentes (veja lista abaixo). A prioridade é para as pessoas que se encaixem nestes requisitos, que fizeram o pré-cadastro no site institucional e que receberam a ligação da secretaria de Saúde. Serão oito pontos de vacinação no Município (veja todos abaixo), que atenderão em dois turnos, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h.

“Estamos dando mais um passo para proteger ainda mais a população. Tudo está sendo planejado para garantir o melhor atendimento para os pequenos e para os pais para que, aos poucos, a gente consiga avançar ainda mais”, garante o prefeito Jorge Pozzobom.

“Contamos com equipes qualificadas de saúde e que irão melhor orientar os pais e os pequenos para que a ação ocorra de forma tranquila e organizada. Para isso, pedimos paciência, uma vez que são necessários cuidados e monitoramento das reações com este público”, afirma o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Equipes da Secretaria da Saúde estão contatando pais e responsáveis, conforme o pré-cadastro, para informar o local e em qual turno devem levar a criança para se vacinar. No total, a Prefeitura recebeu o cadastro de 3.889 crianças. Cerca de 330 estão no grupo prioritário de vacinação desta quarta-feira e serão contatadas.

Para que os pequenos recebam o imunizante é obrigatória a apresentação de CPF ou cartão SUS. Caso não tenham, levar RG ou certidão de nascimento. Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é para que seja apresentado um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com uma declaração (em anexo, abaixo). Todos os documentos terão de ser em duas vias. A validade dos documentos é variável, uma vez que muitos diagnósticos são permanentes.

Após vacinadas, as crianças deverão permanecer no local de imunização por 20 minutos, em observação, por recomendação do Ministério da Saúde. Para atender às famílias, a Prefeitura organiza a logística para otimizar o processo desde a recepção até a liberação da criança imunizada. Entre as etapas, há orientações aos responsáveis.

A vacinação de crianças contra a covid-19 seguirá com agenda para outros grupos, na faixa etária de 5 a 11 anos, nas próximas semanas. Mais informações serão divulgadas ao longo dos dias.

A vacinação ocorre em oito pontos nesta quarta-feira (19), das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h*:
– Policlínica Central José Erasmo Crossetti (Bairro Centro)
– UBS Kennedy
– UBS Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek)
– UBS Itararé
– UBS São Francisco (Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)
– UBS Wilson Paulo Noal (Bairro Camobi)
– ESF Vila Lídia
– ESF São José

*Todos devem apresentar CPF ou cartão SUS

Comorbidades:
– Obesidade Grave (Acima do percentil 95)
– Pneumopatia (Asma, apneia do sono, fibrose cística, etc)
– Imunossupressão (quimioterapia, uso contínuo de corticóide, etc)
– Doença hematológica (anemia falciforme, hemofilia, etc)
– Doença cardiovascular (hipertensão, cardiopatia, etc)
– Doença neurológica (epilepsia, autismo, transtorno de atenção e hiperatividade, etc)
– Diabetes Melittus
– Outras (doenças renais, doenças hepáticas)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo