AssembleiaDestaque

ESTADO. Valdeci Oliveira faz visita a Eduardo Leite antes da posse como presidente da Assembleia

"Farei um mandato republicano frente à presidência do parlamento gaúcho"

Deputado estadual Valdeci Oliveira convidou o governador Eduardo Leite para sua posse na Assembleia, em 31 de janeiro. Foto Joaquim Moura / Divulgação

Por Tiago Machado e Marcelo Antunes / Assessores de imprensa de Valdeci Oliveira

Prestes a assumir a presidência da Assembleia Legislativa, cuja posse está marcada para o dia 31 de janeiro, o deputado estadual e futuro chefe do poder Legislativo gaúcho, Valdeci Oliveira (PT), fez um périplo nesta terça-feira, 18, junto aos principais poderes do estado. Ele entregou pessoalmente o convite para a posse aos dirigentes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. Valdeci também esteve pessoalmente no Palácio Piratini, onde convidou o governador Eduardo Leite para a solenidade.

“Farei um mandato republicano frente à presidência do parlamento gaúcho, independentemente das questões partidárias. E nada me afastará disso”, afirmou Valdeci a Leite, que disse não esperar outra coisa do parlamentar. O deputado, que já foi prefeito de Santa Maria por 8 anos e líder do governo Tarso Genro entre 2012 e 2014, tem defendido o diálogo constante como forma de se construir consensos.

“Foram experiências que me deram muita cancha, muita casca, como dizem. Diferenças ideológicas não podem servir de desculpas para não se buscar o entendimento onde for necessário e possível. E esse ano vai exigir muito de todos nós. Conversar ainda é o melhor caminho”, avalia Valdeci.

Posse
A atividade de posse, marcada para às 15h, deverá ocorrer com a participação presencial reduzida por conta do cumprimento dos protocolos de segurança. Tanto o deputado quanto o governador (que chegou a contrair a doença em 2021) chegaram a fazer isolamento por conta da suspeita de terem contraído a covid-19 nos primeiros dias do mês, mas apenas Valdeci, agora restabelecido, teve seu teste confirmado.

“Será uma posse com transmissão remota. E no plenário, seguiremos rigorosamente todos os protocolos sanitários. Ainda não é o momento de baixarmos a guarda. A segurança das pessoas deve vir sempre em primeiro lugar”, defende Valdeci.

Gestão compartilhada
Valdeci Oliveira está em seu terceiro mandato como deputado estadual e ocupará a presidência da Assembleia Legislativa nesse último ano da 55ª legislatura. Desde 2007, a gestão do parlamento estadual é feita de forma compartilhada, onde as quatro maiores bancadas indicam, de forma rotativa, a cada ano, o presidente. Em 2019 o posto foi ocupado pelo deputado Luiz Augusto Lara (PTB), no ano seguinte foi a vez de Ernani Polo (PP) e em 2021 Gabriel Souza (MDB).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo