DestaqueEstado

ESTIAGEM. Governo do Estado homologa o decreto de situação de emergência em Santa Maria

47 município da região Central já decretaram situação de emergência

Reflexos da estiagem aumentam no Município e já são 88 pontos de distribuição de água potável nos nove distritos e em cinco bairros. Foto Prefeitura / Divulgação

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

O Município de Santa Maria teve seu Decreto de Situação de Emergência homologado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (14), com a publicação do Decreto Estadual nº 010 – 3ª edição, divulgado no Diário Oficial do Estado. O prefeito Jorge Pozzobom havia assinado, na manhã do dia 7 de janeiro, o Decreto Executivo que declarava a situação de emergência nas áreas urbana e rural afetadas pela estiagem. No mesmo dia, à tarde, o prefeito esteve no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e entregou o documento em mãos para o então governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza

Com a homologação pelo Governo do Estado, o Município passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária, adequação em dotações orçamentárias nas contratações de serviços terceirizados para amenização dos efeitos da estiagem, entre outras situações. A Prefeitura de Santa Maria já vem trabalhando intensamente na abertura e na limpeza de bebedouros e microaçudes, assim como na entrega de água potável para as localidades atingidas pela estiagem.

“O trabalho do Executivo Municipal é conduzido com articulação e a várias mãos. Com um diagnóstico muito bem feito e um conjunto de ações assertivas, cumprimos mais uma etapa. O prefeito nos cobra cuidado com as pessoas, atitude para o enfrentamento da estiagem e soluções definitivas. Seguimos atendendo a falta de água para o consumo humano e a dessedentação animal e mitigando as perdas de todo o tamanho dos produtores rurais”, destaca o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, que também está à frente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

A Defesa Civil Regional atende 53 municípios da Região Central do Estado, sendo que, desses, 47 já decretaram situação de emergência, 25 tiveram decretos homologados pelo Governo do Estado e cinco foram reconhecidos pelo Governo Federal. 

“Atuamos junto com a Defesa Civil de Santa Maria, e, graças ao esforço da equipe, conseguimos organizar a documentação em tempo recorde para que pudesse ser entregue ao Governo do Estado. Assim, a tramitação ocorreu em menos de uma semana. A partir de agora, é aguardar que o Governo Federal também reconheça a situação de emergência do Município e, com isso, Santa Maria possa acessar o pacote de ajuda humanitária ainda maior, e mais subsídios, principalmente para o setor da agricultura, que é o mais atingido pela estiagem, como a renegociação de dívidas agrícolas e a atenção às pessoas mais vulneráveis”, disse o tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton, responsável pela Defesa Civil Regional.

NÚMEROS DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Para amenizar a falta de água, principalmente nas comunidades do Interior do Município, a Defesa Civil de Santa Maria começou a entregar água potável ainda no início de dezembro do ano passado. Desde esta terça-feira (11), um caminhão-pipa do Exército reforça o apoio na entrega de água para que mais famílias sejam atendidas. De 1º a 14 de janeiro, já foram entregues 252.120 litros de água. Já são 88 pontos de abastecimento, para cerca de 144 famílias, totalizando 588 pessoas do Município. Os noves distritos do Interior e os pontos que recebem água são os seguintes: Arroio Grande (10), Arroio do Só (3), Boca do Monte (3), Pains (6), Palma (1), Passo do Verde (23), Santa Flora (6), Santo Antão (5) e São Valentim (14). Já na área urbana, a distribuição de água já ocorre em cinco bairros de Santa Maria: Camobi (10), Campestre do Menino Deus (1), Km 3 (1), Pé de Plátano (1) e Itararé (4).

Pedidos de entrega de água podem ser feitos pelos seguintes contatos:

DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– (55) 3222-5192
– (55) 99110-7940 (WhatsApp)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo