Artigos

Pra não dizer que não falei nas férias – por João Luiz Vargas

O descanso do titular do cargo e a importância da integração nos governos

Certa vez o Tavinho, político experiente da família do grande prefeito José Maria Picada, que São Sepé teve anos atrás, escreveu que a melhor coisa do mundo era comentar as próprias férias. “Pra não dizer que não falei das férias”, dizia ele, parafraseando o hino de Geraldo Vandré que embalou nossos corações nos anos da Ditadura Militar.

Pois então. Começa hoje meu primeiro dia de férias, depois de um ano de muito trabalho, saio para descansar com a sorte de poder contar com uma equipe que me proporciona tranquilidade e paz. Com o time azeitado, vou veranear nas barrancas do Rio Santa Maria, na velha Rosário do Sul.

Muitos dos meus colegas prefeitos do Brasil não tiveram a felicidade que a maioria dos municípios da região tem, e notadamente, nós em São Sepé. Um grupo de jovens, principalmente representado pela figura do vice-prefeito Fernando Vasconcellos, assume as rédeas do Governo Municipal com a mesma rebeldia e gana para a entrega das demandas da população.

Aliás, essa juventude já vive isso todos os dias. Este prisma que vivemos na comunidade sepeense serve como manifestação para todos os vices-prefeitos que assumem a Prefeitura no período de férias dos prefeitos – que é manter sempre o espírito de independência, e dar prosseguimento na criatividade das suas administrações. Se a banda é boa, toca de ouvido, já diria o artista.

Uma administração pública, embora tenha titular – o Prefeito, tem que ter um time com o mesmo objetivo: trabalhar diuturnamente para a comunidade. Por isso, férias na figura do gestor público, por contar com o vice-prefeito, realmente pode tirar férias.

Que triste saber que a harmonia entre titulares e seus substitutos não é a regra, quando se fala em Administração Pública. Embora Hamilton Mourão seja um bom vice-presidente, o passado dos vices do Governo Federal é de desencontro.

Aqui no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite deve agradecer todos os dias pela parceria leal de Ranolfo Vieira Júnior, que além de bom vice é também é excelente Secretário da Segurança Pública, mantendo a boa toada encaminhada, antes, pelo ex-secretário Cézar Schirmer, que, quando prefeito, também andou bem com José Farret como vice até na reeleição.

A exemplo de quem já foi prefeito quarenta anos atrás, a história se repete rejuvenescida. Na ocasião eu tinha 30 anos e o vice tinha 68, agora o Fernando tem 30 e eu quase 70. Tudo isso faz com que a gente use esse espaço pra dizer: que bom que os municípios foram avançando em ter a integração de prefeitos e vices no desenvolvimento das comunidades. Isso é bom para a cidade. As brigas, que não são tão incomuns, atrapalham o andamento dos governo.

Hoje, um moço há mais tempo que sou, saio alguns dias para descansar e pensar no ano de 2022, que será de muito trabalho. A cada braçada nas águas do Rio Santa Maria, hei de agradecer primeiramente a vida, que inunda alegrias em minha alma, e depois, a sorte que tenho em conviver com gente tão generosa na política que me oportuniza nadar sempre em águas mansas nos momentos de descanso que são necessário na jornada.

(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo