DestaqueEconomia

CIDADE. Prefeitura já distribuiu 1 milhão de litros d’água nos bairros e nos distritos, para 184 famílias

Ações contra estiagem são bancadas pelo município, que ainda espera recursos

Reunião na quarta-feira, com a presença de Pozzobom, tratou de ações de curto, médio e longo prazos (foto João Alves/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A quantidade de água distribuída pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, já chega a 1.035.270 litros. O número foi atualizado nesta sexta-feira (4) e diz respeito a 2022. A entrega de água faz parte do trabalho do Executivo Municipal para amenizar os efeitos da estiagem. Do total, 832.270 litros foram destinados para o consumo humano, e o restante para a criação de animais em comunidades da zona rural. 

A quantidade de famílias abastecidas pela Defesa Civil Municipal segue em crescimento, o que preocupa o Executivo. Agora, são 184, cinco a mais do que até a semana passada. Os beneficiados recebem a água pelo caminhão-pipa que leva a água diariamente até 132 pontos de distribuição.

Os bairros que recebem o caminhão-pipa até o momento são Camobi, Campestre do Menino Deus, Km 3, Pé-de-Plátano, Itararé, Perpétuo Socorro e Tancredo Neves, além dos distritos de São Valentim, Passo do Verde, Arroio Grande, Santo Antão, Arroio do Só, Boca do Monte, Santa Flora, Palma e Pains. 

Paralelo ao trabalho de entrega da água, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, continua com a construção e a reforma dos chamados “reservatórios” ou “bebedouros”. Já foram feitos 39. Nesta semana, esse trabalho se tornou mais ágil porque duas máquinas passaram a ser utilizadas nesse trabalho. Anteriormente, era apenas uma. 

REUNIÃO

A Prefeitura de Santa Maria trabalha com recursos próprios e ainda aguarda o retorno das solicitações feitas aos governos estadual e federal para o combate à estiagem. O Município encaminhou ofícios com pedido de recursos, cestas básicas, construção de microaçudes e cisternas, entre outras contribuições para moradores das áreas mais prejudicadas pela falta de chuva. 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Santa Maria tem se reunido periodicamente para analisar as ações realizadas. Na última quarta-feira (2), ao lado do prefeito Jorge Pozzobom, o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, coordenou uma reunião que discutiu iniciativas a curto, médio e longo prazo para a estiagem.

Estiveram na ocasião a secretária adjunta de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental, Gerson Vargas Peixoto, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Gesabel Pretto, o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Jacob Pinton, a gestora da Corsan em Santa Maria, Andreia Zanini, o coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rura, Celso Carvalho, e servidoras da Prefeitura envolvidas no trabalho relativo à estiagem. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo