CulturaDestaque

CIDADE. Será pela fachada e pelo telhado que irá iniciar a recuperação do histórico Palacete da SUCV

Investimento nesta etapa é de R$ 180 mil. Depois, virá a parte interna do prédio

O plano neste momento é fazer a revitalização da área externa do histórico Palacete da SUCV, no centro (foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Um dos marcos históricos de Santa Maria, o Edifício João Fontoura Borges, que abrigava a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV) e está localizado no Centro, tem previsão de começar a ser revitalizado ainda neste mês. Em função de o prédio ser público-privado, foi contratada uma empresa por parte do condomínio que será responsável pela recuperação da fachada e do telhado. 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, prevê a recuperação do telhado e da fachada, cujo projeto foi autorizado pela Administração Municipal após passar por análise do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). O serviço está orçado em cerca de R$ 180 mil e será quitado parte pelo condomínio e parte pela Prefeitura. A edificação está interditada.

“O prédio da SUCV representa o principal marco arquitetônico do ponto de vista da preservação da memória e da cultura da comunidade santa-mariense para a atual e futuras gerações”, avalia o titular de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas

Ao longo deste ano, outro projeto deverá ser encaminhado para a reforma interna do imóvel. Após as reformas realizadas, o prédio da SUCV deve abrigar estruturas da Administração Municipal.

O patrimônio histórico ganhou um documentário, que teve o pré-lançamento na última segunda-feira (31). O trabalho “O Prédio da SUVC e o Restauros dos Afetos”, com direção e roteiro de Fabiano Foggiato Godinho, traz, em depoimentos de profissionais, a trajetória do prédio da SUCV, bem como sua importância histórica, simbólica e identitária como patrimônio arquitetônico do Município. 

HISTÓRICO
O prédio fica na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires, no Centro da cidade. Ele foi construído para ser a sede da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV) e teve sua inauguração em 1926. O estilo arquitetônico do edifício é eclético.

Por décadas, o espaço foi utilizado para a realização de grandes bailes. Tornou-se patrimônio histórico de Santa Maria em 1993, por meio de lei municipal. Foi desapropriado em 2011 e passou a ser área pública, do 2º ao 4º andar. O térreo é privado.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo