DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2020. Jader Maretoli vai presidir o PSC e coordena campanha de Roberto Argenta na região

É o quinto partido do pastor. Antes: PTB, Solidariedade, Republicanos e PSL

Jader Maretoli e Roberto Argenta na inauguração de fábrica da Calçados Beira Rio, em 18 de março, em Candelária (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O pastor Jader Maretoli prepara-se para um novo desafio em sua carreira política. Um ano após assumir a presidência do PSL de Santa Maria, ingressará no PSC, sua quinta legenda na vida pública.

Além de ocupar o posto de presidente municipal da sigla, Jader será um dos coordenadores da campanha do empresário Roberto Argenta (PSC) ao Palácio Piratini. Ele deverá atuar, sobretudo, nas regiões Centro e Fronteira Oeste.

“Sempre me apresentei como alguém que sonha com um Executivo liderado por um empreendedor. Doutor Argenta tem tudo para ser um grande governador pelos resultados que já tem na sua história de vida”, disse Jader.

Em 18 de março, Jader esteve em Candelária acompanhando a inauguração da nova unidade fabril da Calçados Beira Rio, marca da qual Argenta é sócio. Na região, o empresário é dono da Termas Romanas, no distrito Recanto Maestro, em Restinga Sêca.

O PSC terá candidaturas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. A expectativa é de que o nome de Jader esteja na urna.

“Ainda estou definindo uma possível candidatura a deputado federal. Primeiro, vamos organizar o partido e depois iremos analisar com os novos filiados”, afirma o futuro presidente do PSC/SM.

Conforme dados de fevereiro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla tem 82 filiados no município.

Trajetória

Nos últimos oito anos, Jader foi candidato em todas as eleições. Concorreu por três partidos diferentes, em quatro pleitos e nunca saiu vitorioso.

Sua estreia nas urnas foi em 2014, quando concorreu a deputado estadual pelo PTB. Em 2016, foi candidato a prefeito de Santa Maria pelo Solidariedade. Em 2018, pelo então PRB (hoje chamado Republicanos), tentou novamente uma vaga à Assembleia Legislativa. Por fim, em 2020, pleiteou o Executivo pelo Republicanos.

Seu grande momento foi em 2016, quando fez 19.487 votos para prefeito e ficou na quarta colocação. Há dois anos, também ficou em quarto na corrida à Prefeitura, com 12.901 votos.

No segundo turno de 2016, apoiou Valdeci Oliveira (PT). Na reta final do pleito de 2020, ingressou com outros prefeituráveis nas trincheiras de Sergio Cechin (PP). Ambos foram derrotados por Jorge Pozzobom (PSDB).

Por duas vezes, Jader ocupou cargos no governo do Estado. Entre 2011 e 2014, por indicação do PTB, atuou como coordenador da agência local da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine), no governo de Tarso Genro (PT). Entre 2018 e 2019, no início da gestão de Eduardo Leite (PSDB), foi secretário adjunto de Esporte a partir de indicação do Republicanos.

PSL

Jader saiu do Republicanos após o partido anunciar o ingresso na base do governo Pozzobom na Câmara de Vereadores, em março do ano passado (AQUI). Em abril, filiou-se ao PSL e assumiu a presidência da sigla já mirando em uma nova campanha à Assembleia Legislativa (AQUI).   

Com a fusão do PSL e do Democratas para a formação do União Brasil, Jader ficou sem legenda. Agora, o PSC, seu quinto partido, deverá levá-lo para sua quinta corrida eleitoral consecutiva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Todo esforço do mundo e não sairá dos 1%…
    Vejo copia e cola do modelo Dória, empresário, rico e etc…mas aqui com o cemitério maldito do Leite, este modelo não cola…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo