DestaqueEconomia

EXPODIRETO. Cobranças ao Governo, aplausos para Valdeci e Menna Barreto em busca de novidades

Ausência de anúncios de Brasília causam decepção ao agro em Não-Me-Toque

Dezenas de autoridades marcaram presença na abertura oficial da Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (7) (Foto Maiquel Rosauro)

Por Maiquel Rosauro / Direto de Não-Me-Toque

O otimismo e o orgulho em superar desafios, tão caros ao agronegócio, foram deixados de lado na abertura oficial da 22ª Expodireto Cotrijal, na manhã desta segunda-feira (7), em Não-Me-Toque. Nas duas últimas edições, em 2019 e 2020, a feira foi inaugurada em um clima festivo, mas desta vez o tom foi de cobrança.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, abriu o evento com um ultimato para as dezenas de parlamentares presentes no ato.

“Vamos olhar para frente, modernizar as leis, decidir na Câmara e não vamos fazer reunião para marcar reunião. Vamos resolver os problemas do agro, da indústria, comércio, plantio, cadeia do leite, cadeia suína, produção animal e produção vegetal. Esse é o nosso papel. Não estamos aqui para tirar fotografia para sair no jornal”, afirmou Manica.

Lideranças do agronegócio estão insatisfeitas por não haver nenhuma sinalização do governo Federal quanto a ações que ajudem os produtores rurais gaúchos no enfrentamento à seca. Também pesou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ministra da Agricultura Teresa Cristina cancelarem a participação na feira.

Aplaudido

Um dos poucos políticos que conseguiu ser aplaudido no meio de sua fala foi o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT). O santa-mariense deixou uma boa impressão ao relatar que desde o primeiro dia de seu mandato à frente do Parlamento reuniu-se com lideranças do setor para tratar da estiagem e listou ações realizadas para buscar saídas pela crise, como a criação de Comissão de Representação Externa e uma missão pluripartidária que cobrou ações em Brasília.

“O compromisso que trago é lutar não apenas para realizar reuniões, mas pela busca por ações permanentes, pois estamos falando também de geração de renda, emprego, divisas e, principalmente, de segurança alimentar”, disse Valdeci para aplausos do público.

Referência

A maior autoridade presente na abertura foi o governador em exercício, Ranolfo Vieira Jr (PSDB). Mas para quem atua na área, o discurso mais esperado foi o do senador Luis Carlos Heinze (PP). O progressista é referência para o setor, atuando há décadas em defesa do agronegócio.

Heinze relatou que é importante o setor manter a pressão sobre o governo em busca de soluções e convidou todos os presentes para participar da audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, que será realizada na sexta-feira (11) na Expodireto. O encontro debaterá ações para retenção de água e promete um bom público.

Heinze esteve acompanhado do assessor parlamentar Geronimo Amaral, que também é de Santa Maria.

Antoniangel Zanini e Rodrigo Menna Barreto estavam em busca de novidades na Expodireto (Foto Maiquel Rosauro)

Buscando novidades

O secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, e o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini, também marcaram presença na feira. Menna Barreto vem todos os anos à Expodireto, sempre no primeiro dia, pois sabe que assim também pode fazer algumas cobranças às lideranças estaduais e nacionais que visitam a Expodireto.

Em conversa com este repórter, Menna Barreto demonstrou empolgação com as novidades que encontrou para a cadeia leiteira. Não vai ser surpresa se, em breve, surgirem novos projetos que beneficiem os produtores de leite de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo