Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CampanhaEleições 2014InternetPolítica

CAMPANHA. Jogo mais pesado na internet é feito à margem dos sites oficiais dos candidatos Dilma e Aécio

Também no campo eletrônico, começa a haver uma tendência de polarização entre dois candidatos. No caso, os que estão à frente na preferência do eleitorado, como induzem a pensar as pesquisas de intenção de voto divulgadas até aqui: Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

O interessante é que, no que toca à internet, as páginas oficiais das duas candidaturas seguem rígidos conceitos de civilidade, vamos dizer assim. Enquanto isso, o jogo mais duro acontece nos sítios mais importantes a apoiá-los. É sobre isso, exatamente, inclusive com a opinião e análise de especialistas, o material originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Ana Avila, com imagens de reprodução. Vale conferir um trecho, a seguir:

Campanhas usam sites não oficias para atacar adversários na disputa à presidência da República

Enquanto nos sites oficiais, os candidatos à presidência mais bem colocados nas pesquisas tratam de ressaltar seus pontos fortes, mostrando obras concluídas, projetos de governo e apoio popular, páginas paralelas adotam tom bem menos polido, atacando o adversário direto. É o caso dos sites Muda Mais e Sou Aécio. O primeiro é vinculado ao PT e desenvolvido por um coletivo de apoiadores da presidenta Dilma Rousseff. Já o segundo, a assessoria de campanha de Aécio Neves afirma não saber quem é o responsável. Analistas ouvidos pelo Sul21não se surpreendem com a existências das páginas não oficiais. Cientista político e professor na Unisinos, ESPM e Unifin, Bruno Lima Rocha afirma, inclusive, que considera positivo o tom mais agressivo…

‘Muda Mais” reproduz material politicamente mais agressivo pró-Dilma e contra Aécio
‘Muda Mais” reproduz material politicamente mais agressivo pró-Dilma e contra Aécio

…Muda Mais

No caso da candidata Dilma Rousseff, as duas páginas têm layout semelhante, com destaque para as redes sociais, extensa barra de rolagem e apelo visual. A diferença fica por conta do conteúdo. Na oficial encontramos, por exemplo, eventos com a participação de Dilma, destaque para suas ações no combate aos efeitos da seca, mensagens de apoio do ex-presidente Lula e ressalva para as 830 curtidas no Facebook. Na não oficial, destaca-se uma nota criticando entrevista concedida por Aécio Neves a um site de notícias, uma charge sobre o programa de governo do tucano e montagens usando a imagem do candidato mineiro. Além disso, a linguagem adotada é mais direta e coloquial, e, em alguns momentos, até irônica, como no trecho: “Tem candidato meio confuso por aí, de novo. O tucano Aécio Neves afirmou que: ‘A descriminação que existe contra o Paraná vai acabar no 1º dia do nosso governo’. Ele proferiu a frase para fazer referência a repasses do governo federal ao estado. Só faltou Aécio pesquisar e ver que os repasses do governo federal têm sido feitos”.

 “Sou Aécio” defende a candidatura do tucano mineiro e ataca com ferocidade a petista
“Sou Aécio” defende a candidatura do tucano mineiro e ataca com ferocidade a petista

Sou Aécio

No caso de Aécio Neves não é diferente. Sou Aécio não é a página oficial do candidato, mas reúne informações da campanha, perfil do presidenciável e depoimentos de apoiadores. O detalhe fica por conta dos posts no Blog Brasileiro, dentro da mesma página. Ali estão charges com a presidenta Dilma, críticas ao atual governo e mensagens nada diplomáticas, como a que recebeu o título “Dilma Bolada ou Dilma Comprada?”, em referência a uma notícia publicada pela Folha de S. Paulo, afirmando que o criador da personagem nas redes sociais seria consultor da campanha da presidenta – informação posteriormente negada pelo próprio Jeferson Monteiro em sua página pessoal no Facebook. No site oficial de Aécio o discurso é bem mais ameno. Lá os eleitores podem saber mais sobre a família do candidato, sua gestão no governo de Minas Gerais, além de serem incentivados a participar da campanha…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo