Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEconomiaSanta Maria

ASSEMBLEIA. Em ato marcado pela emoção, Irmã Lourdes Dill recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Solenidade presidida por Valdeci Oliveira foi neste sábado no Centro Dom Ivo

Irmã Lourdes e Valdeci (ambos com o Diploma) e autoridades: solenidade no Centro Dom Ivo (foto Guto Guterres/Divulgação)

Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Na véspera de deixar Santa Maria para atuar no município de Barra do Corda, no Maranhão, para onde foi transferida por decisão da Congregação Filhas do Amor Divino, a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, recebeu, na manhã deste sábado (2), em Santa Maria, a Medalha do Mérito Farroupilha, maior condecoração do Parlamento gaúcho.

A outorga do Mérito Farroupilha foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa e proponente da homenagem, o deputado estadual Valdeci Oliveira, em uma cerimônia marcada por um misto de alegria e de tristeza, já que a saída da religiosa da cidade, após mais de 30 anos de atuação local, causou uma forte comoção na cidade e na região.

Após entregar a Medalha para a homenageada, Valdeci fez uma manifestação emocionada.  Ao agradecer à irmã Lourdes pela dedicação com que ela atuou em Santa Maria e na Região Central, ele recordou o papel dela – e de Dom Ivo Lorscheiter – na construção dos projetos de economia solidária implantados na cidade, a partir da década de 90.

“A economia solidária em Santa Maria é uma referência para o Brasil e para o mundo. E a irmã Lourdes doou a sua vida a este projeto, estando sempre ao lado de quem é excluído. Por isso, essa homenagem, apesar de ser a maior do Parlamento, é muito pequena perto da grandiosidade do coração dessa mulher”, disse ele, que complementou. “Muitas não acreditavam nessa ideia (da economia solidária) e muitos criticavam as iniciativas de Dom Ivo. Eu me orgulho muito de ter apoiado essa causa desde o início”, acrescentou.

O presidente da Assembleia Legislativa também não deixou de registrar a sua contrariedade com a transferência da irmã Lourdes para o Maranhão. “Eu ainda não consigo compreender que isso (a transferência) é uma atitude normal. Eu não ficaria bem comigo se não dissesse isso aqui. Eu não sei se é justo mandar uma mulher de 70 anos de idade lá para o fundão do Maranhão, mesmo não tendo nada contra a região que ela irá ser transferida. Se tem que mudar, por que não deixar (ela) mais próxima da nossa região, da sua família, da sua história e da sua gente?” completou.

Em seu discurso, irmã Lourdes fez questão de afirmar o caráter coletivo da homenagem. “Esse prêmio pertence à economia solidária de Santa Maria, do Brasil e do mundo. Essa premiação não é minha, ela é nossa”, afirmou inicialmente.

Ela também defendeu a continuidade e a expansão dos projetos de economia solidária desenvolvidos em Santa Maria. “Essa trajetória (do Projeto Esperança/Cooesperança) nunca pode ser diminuída. Ela pode aumentar, mas nunca diminuir, porque ela faz parte do DNA da Arquidiocese de Santa Maria. Os projetos da economia solidária vão continuar com força e com coragem”, disse.

 A religiosa, que lembrou várias vezes do papel desempenhado por Dom Ivo Lorscheiter, também fez uma prestação de contas do trabalho realizado em Santa Maria, seja nos projetos vinculados à Arquidiocese (Feirão Colonial, Projeto Esperança/Cooesperança, Feira Internacional do Cooperativismo) como também dentro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Maria (Consea-SM).

Ela informou que ficará até 2 de maio em Santa Maria. “No dia 30 de abril, estarei aqui (Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria) para dar uns mil abraços. Essa é a meta. Eu vou para o Maranhão, mas o Maranhão é logo ali. No Fórum Social Mundial da Economia Solidária, em 2024, eu estarei aqui. Foi um tempo desafiador. Nunca imaginei que iria fazer tantos amigos Brasil afora”, acrescentou.

No encerramento da fala, ela fez um apelo pelo fim da Guerra da Ucrânia, lembrou de mensagens do Papa Francisco e recordou do provérbio que é uma marca dos seus discursos. “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra. Um outro mundo é possível. Uma outra economia acontece. De Santa Maria para o mundo, do mundo para Santa Maria. Muito obrigado e gratidão!”

Também participaram da solenidade, que foi realizada no Centro de Referência de Economia Solidária, os deputados federais Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valdir Oliveira; a presidente do Consea de Santa Maria, Claudia Machado; o novo coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança, José Peranconi (que vai substituir a Irmã Lourdes na função); a reitora da Universidade Franciscana (UFN), irmã Irani Rupolo; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFSM, Gisele Guimarães; o chefe de gabinete do prefeito Jorge Pozzobom, Alexandre Lima; vereadores, lideranças sociais e populares e diversos padres e dirigentes da Arquidiocese de Santa Maria.  Após a entrega do Mérito Farroupilha, foram realizados ainda atos comemorativos em alusão aos 30 anos do Projeto Esperança/Cooesperança e aos 28 anos da Feicoop.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. No sábado, dia 02/04 acompanhamos as homenagens dedicadas a Irmã Lourdes Dill, num ambiente de emoções e gratidão. A grande Mestra voa para novas paragens com a missão de jogar ao solo sementes, de fé, solidariedade, empatia, resistência e humanização. Requisitos necessários para acreditarmos na utopia de que Um Novo Mundo é Possível. E nós, ficamos encharcadas de certezas que estaremos sempre ao lado, apoiando a Economia Solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo